Conferência na capital deve chamar comunidade para contribuir com a Segurança Pública
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Cerca de 500 pessoas, representantes de diversos segmentos da comunidade civil organizada e gestores e servidores da segurança pública, estarão reunidas para debater e consolidar a reestruturação do Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp) e criar mecanismos que contribuam para a implantação do Susp (Sistema Único de Segurança Pública).
Dentre os temas debatidos pelo Conseg estão: Gestão democrática – controle social e externo, integração e federalismo; financiamento e gestão da política pública de segurança; valorização profissional e otimização das condições de trabalho; repressão qualificada da criminalidade; prevenção social do crime e das violências e construção da paz; diretrizes para o sistema penitenciário e diretrizes para o sistema de prevenção, atendimentos emergenciais e acidentes.
O secretário de segurança explica que a participação da sociedade, além das autoridades, é de fundamental importância para o sucesso da conferência. “A 1ª Conseg é um instrumento participativo que busca o fortalecimento do processo democrático e a ampliação do exercício da cidadania”, destacou.
Sena disse ainda que a conferência vem fortalecer o conceito de segurança como direito humano. Para ele, a sociedade civil tem papel fundamental nas conversações, devendo contribuir em muito para o fortalecimento do Susp.
A reunião fecha o ciclo de debates realizado durante a etapa regional, em Ji-Paraná e Cacoal. Representantes dos 52 municípios estiveram presentes nos encontros.
Durante as etapas regionais foram eleitos representantes de Rondônia para participar do Conseg nacional que acontece de 27 a 30 de agosto, em Brasília.
O evento é resultado da parceria do governo estadual, através da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), com o governo federal, por intermédio do Ministério da Justiça.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!