SENAI de Ariquemes promove trabalho de inclusão para portadores de necessidades especiais

SENAI de Ariquemes promove trabalho de inclusão para portadores de necessidades especiais

SENAI de Ariquemes promove trabalho de inclusão para portadores de necessidades especiais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do município de Ariquemes realiza desde maio um curso de Operador de Computador para cerca de 20 portadores de necessidades especiais. As aulas começaram dia 11 maio e se encerram amanhã, dois de julho, completando uma carga horária de 160h aula.
Durante curso, além das aulas de informática básica com noções de Sistemas Operacionais, Windows, Word, Excel e Power Point, os alunos tiveram aulas de Ética, Ergonomia e Relações Interpessoais. O curso foi montado, segundo o diretor do SENAI em Ariquemes, Walter Pinheiro Rodrigues, com a intenção de preparar esses profissionais para o mercado de trabalho.
O mercado de trabalho cada vez mais exigente tem tornado a formação profissional de qualidade uma premissa para quem deseja um emprego, destacou o diretor da unidade de ensino profissionalizante, Walter Pinheiro.
Pinheiro ressalta que o trabalho exigiu estruturação na área física da unidade, uma vez que para receber esses alunos foi preciso adequar às áreas de acesso comum para que todos fossem recebidos de forma adequada e atendendo às necessidades específicas de cada um. Entre as modificações constam mudanças nos banheiros, na sala de aula dos alunos do curso de informática básica e também a preparação do pessoal para trabalhar com os esses alunos.
O diretor avalia o curso de forma positiva e acredita que iniciativas como a do SENAI de Ariquemes em promover esse tipo de treinamento para portadores de necessidades vai ampliar o trabalho de inclusão dessas pessoas à sociedade, principalmente ao setor profissional, dando a elas uma oportunidade de serem efetivos na vida pessoal e profissional.
O curso tem sido excelente e trará retorno profissional,ressaltou a aluna Amélia.Pena que existem pessoas que estão paradas e que não querem aproveitar oportunidades como essas onde o curso foi oferecido gratuitamente. Eu acredito que cursos como esses deveriam ser mais bem aproveitados por todos, uma vez que nos prepara para o mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente.
Para o aluno Adelson Facco, que no início teve dificuldades para acompanhar as informações passadas pelo professor, mas que agora está assimilando muito mais facilmente as matérias do curso. Esse tipo de curso é necessário para os portadores de necessidades especiais, mas poucos vão procurar esse mercado, porque há o problema das dificuldades de locomoções. Muitos deficientes precisam de equipamentos especiais para se deslocar até o local do trabalho e chegando lá não há quem ajude os cadeirantes, por exemplo, para serem levados no colo até o posto de trabalho, pois não há estrutura adequada para receber essa mão-de-obra, detalhou.
Já o aluno Silvano da Silva Batista comentou que sempre gostou de computação e que o curso vai ajudá-lo a ingressar no mercado de trabalho. ?A pessoa aprendendo mais sobre informática, quando for trabalhar estará preparado. Mas ainda há a questão da acessibilidade dos portadores aos locais públicos, uma vez que isso existe no papel, mas não sai disso, concluiu.
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS