O pesadelo do transporte coletivo - Por Valdemir Caldas

O pesadelo do transporte coletivo - Por Valdemir Caldas

O pesadelo do transporte coletivo - Por Valdemir Caldas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A propaganda oficial diz que o transporte coletivo de Porto Velho vai muito bem obrigado. Não é isso, portanto, o que revelou uma recente pesquisa realizada pela Rádio Caiari. As queixas são muitas, começando pelo valor da passagem, passando pelo não-cumprimento do horário de tráfego, até a quantidade insuficiente de veículos para atender a população. Apesar das reclamações contra os péssimos serviços prestados pelo consórcio, o prefeito Roberto “Lento” Sobrinho, do PT, insiste em manter o monopólio, submetendo o usuário a uma via-crúcis diária, para ir e voltar do trabalho. E de pensar que, durante a campanha eleitoral, Sobrinho prometeu abrir concorrência pública para o setor. Prometeu, mas não cumpriu.

Uma pergunta, porém, não quer calar: o que estaria impedindo o prefeito de quebrar a crista do monopólio, a ponto de deixar pessoas mofando nas paradas uma, duas e até três horas para pegar uma condução? Não são vinte ônibus a mais que vão resolver os problemas crônicos do transporte coletivo. Prefeito Sobrinho, pelo amor de Deus, coloque a mão na consciência (se é que o senhor a tem) e pare de engambelar a população com promessas messiânicas, que vão do nada a lugar nenhum. Logo o senhor e seus companheiros, que, em passado não muito distante, deitavam o relho no lombo do então prefeito Carlinhos Camurça, especialmente quando ele resolvia engordar as contas dos empresários com aumento de tarifa.

Há três meses, a secretária municipal de transportes, Fernanda Moreira, foi à Câmara Municipal e prometeu melhorias para o setor. De lá para cá, a situação só piorou. O problema é que Fernanda, coitada, não tem autoridade para mudar coisa nenhuma, limitando-se, apenas, a receber seu salário e obedecer às determinações dos donos das empresas, que, desde há muito, vêm ditando as regras do cada dia mais caótico sistema de transporte coletivo da capital. Enquanto isso, os passageiros, que pagam uma das tarifas mais caras do país, continuam viajando amontoados como animais nos poucos e velhos ônibus que circulam pelas ruas da cidade, pifando a cada esquina. Muitos, inclusive, votaram no candidato Roberto “Lento” Sobrinho, acreditando que ele teria coragem de peitar o monopólio, mas decepcionaram-se.

Nos feriados e finais de semana, com a redução da frota, a situação complica-se ainda mais, prejudicando as pessoas que pretendem ir à Igreja ou até mesmo a um dos poucos locais de lazer da cidade. Após esperam horas a fio pela passagem de um ônibus, muitos acabam desistindo e voltando para casa.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Governo de RO?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS