Jesualdo Pires: Ibama está há um ano penalizando os produtores de Rondônia

Jesualdo Pires: Ibama está há um ano penalizando os produtores de Rondônia

Jesualdo Pires: Ibama está há um ano penalizando os produtores de Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

“Os produtores de Rondônia estão há um ano sendo prejudicados pela insensibilidade do Ibama. Neste mês de março completou um ano que a jazida de calcário de Espigão D ’Oeste foi fechada pelo Ibama e os produtores estão sendo obrigados a comprar calcário no Estado do Mato Grosso onde o preço é muito mais caro”. Foi com essas palavras que o deputado estadual Jesualdo Pires (PSB de Ji-Paraná) ao usar a tribuna da Assembléia Legislativa resumiu o sentimento de frustração de milhares de produtores rurais quanto à interdição da única Jazida de Calcário de Rondônia.

Conforme o deputado, em todos os municípios há produtores reclamando desta situação e o Ibama está irredutível.  A proibição de extração impede que o calcário seja distribuído gratuitamente pelo Governo e causa grande transtorno aos pequenos produtores que necessitam do produto para ajudar na fertilização de suas propriedades. 

Em março do ano passado a jazida foi fechada com a alegação de que uma das grutas existentes próxima ao local de extração estava sofrendo danos ambientais.

Jesualdo criticou a argumentação do órgão e ressaltou que o Calcário estava sendo utilizado pelo Governo do Estado como um instrumento de prevenção do meio ambiente. “O calcário estava sendo utilizado para correção do solo das propriedades rurais. A correção evita que o produtor desmate outras áreas”, rebateu.

Pires afirmou ainda que em Rondônia existem milhares de produtores que não têm condições de adquirir calcário e a ação do Ibama está obrigando os pequenos produtores a realizarem mais desmatamentos. “Se o produtor não tem uma área de plantio fértil, inevitavelmente ele terá que buscar outro lugar para cultivar e não terá outro meio senão o desmatamento de novas áreas”.

Em aparte cedido ao deputado Ribamar Araújo (PT), também foi exposto que a prefeitura de Porto Velho está com vários caminhões que foram adquiridos para o transporte de calcário aguardando a liberação da Jazida.

Ao finalizar o Dep. Jesualdo mostra seu inconformismo ao afirmar que o Governo do Estado enfrenta situação idêntica, onde vários caminhões caçamba de grande porte que deveriam fazer o transporte do calcário gratuitamente estão esperando a liberação. ”É um absurdo e uma falta de respeito do Ibama com o estado de Rondônia e nossos produtores”, concluiu.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS