Equipe de Meio Ambiente da Eletronorte alerta ribeirinhos sobre a possível abertura do vertedouro da Usina Hidrelétrica Samuel

Equipe de Meio Ambiente da Eletronorte alerta ribeirinhos sobre a possível abertura do vertedouro da Usina Hidrelétrica Samuel

Equipe de Meio Ambiente da Eletronorte alerta ribeirinhos sobre a possível abertura do vertedouro da Usina Hidrelétrica Samuel

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em virtude das altas precipitações pluviométricas (chuvas) ocorridas durante o período de inverno na Região, a equipe de Meio Ambiente da Eletronorte deu início, na semana passada, ao trabalho de divulgação junto aos ribeirinhos vizinhos da Usina Hidrelétrica Samuel, sobre a possível abertura das comportas do vertedouro do reservatório da UHE Samuel.
 
O alerta é importante, pois, se as comportas forem abertas, o nível do rio Jamari (a jusante do reservatório) pode subir cerca de cinco metros, provocando alagamento nas áreas de várzea, dificultando também, a navegação em pequenas embarcações e a pesca em decorrência da força e velocidade das águas. De acordo com o Engenheiro Fernando Inácio Borges da Silva Bastos, coordenador da área de Meio Ambiente da Regional de Produção de Rondônia – CRD, a comunidade local está sendo avisada com antecedência sobre o possível ocorrido. “Todos os anos a Eletronorte faz o comunicado aos ribeirinhos adjacentes, embora, nem sempre tenha sido necessário abrir o vertedouro. Tudo vai depender do nível de água acumulada no Lago, e também das contínuas chuvas, mas mesmo assim fazemos questão de avisar cada família que reside na área vizinha a UHE Samuel”, explica o engenheiro Bastos. 
 
“Quando recebo a visita da equipe da Eletronorte já procuro me preparar, pois, sei que existe possibilidade da abertura das comportas que podem nos atingir diretamente”, disse o ribeirinho João Gomes, que mora na região há dez anos.
 
 
O vertedouro foi aberto, pela última vez, há três anos, quando o nível da água no reservatório atingiu a cota 87 metros, que é medida a partir do nível do mar. Se as cinco comportas do vertedouro forem abertas, as mesmas poderão despejar no rio Jamari, cerca de um milhão e trezentos mil litros, de água por segundo, de dez a trinta dias consecutivos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS