A Secretaria de Estado da Administração (Sead) publicou a segunda convocação de candidatos aprovados no processo seletivo para contratação de professores temporários da rede estadual. Conforme o edital, os que irão trabalhar em Porto Velho devem comparecer, até a próxima sexta-feira (6), das 7h30 às 13 horas, na Gerência de Desenvolvimento de Recursos Humanos, na rua Aparício Morais, 3869, bairro Setor Industrial, portando todos os documentos. Já os professores que irão atuar no interior do Estado devem se dirigir às Representações da Secretaria de Estado da Educação (REN/Seduc).
Os convocados irão assinar contrato temporário, com validade de um ano, prorrogável por igual período, para atenderem às unidades de ensino a partir da próxima segunda-feira (9).
Quem não comparecer no prazo previsto será considerado como desistente. Apesar deste processo seletivo, a secretária estadual da Educação, professora Marli Cahulla, ressaltou que ainda faltam professores no Estado, principalmente das áreas de química, física e matemática, uma vez que o número de aprovados tem sido abaixo da quantidade de vagas disponibilizadas pelo Governo, tanto no concurso público realizado em 2008, quanto nos dois últimos processos seletivos para emergenciais. A expectativa da Seduc é que o quadro de professores seja completado a partir do próximo concurso, cujas inscrições devem ser abertas ainda neste semestre para todas as áreas educacionais, contemplando também técnicos administrativos e outros. “A contratação de professores tem sido uma das preocupações do Governo, mas não contratamos aleatoriamente. É preciso que a pessoa atinja a média estabelecida, pois a melhoria da educação não se limita à compra de materiais e equipamentos. Depende também do nível dos professores e da forma que eles lidam com as diferenças de cada aluno”, observou a secretária Marli.
Entre os documentos solicitados no edital disponível nos sites: www.rondonia.ro.gov.br e www.seduc.ro.gov.br estão duas cópias da Certidão de Nascimento ou Casamento, uma do RG autenticada, do CPF, do Título de Eleitor, do comprovante do último voto, Cartão PIS/PASEP (ou declaração de não-cadastrado), declaração do Imposto de Renda ou de Isento, comprovante de estar quite com as obrigações militares, declaração de não estar acumulando empregos ou cargos públicos, cópia autenticada do comprovante de escolaridade compatível ao emprego ao qual está concorrendo, original da quitação com a Fazenda Pública do Estado, original da Certidão Negativa do Tribunal de Contas do Estado, atestado de sanidade física e mental, Carteira de Trabalho e Previdência Social (original), comprovante de residência, uma foto 3x4 em cores, cópia do comprovante da conta corrente de pessoa física no Banco do Brasil, declaração de que não foi demitido a bem do serviço público nos últimos 5 anos, atestado médico e certidão de capacidade física emitido pela Junta Médico do Estado (para os deficientes físicos), declaração que não responde a processo administrativo disciplinar, nas esferas públicas municipal, estadual e federal e Registro no Conselho Regional da profissão.