O Conselho Nacional de Justiça divulgou ontem (19/02) pesquisa sobre o andamento do Judiciário em 2007 e classificou o Poder Judiciário do Estado de Rondônia, como o primeiro que mais julga em todo o País, com apenas 32% de taxa de congestionamento de processos. Em segundo vem o Distrito Federal com 42%. Essa é a segunda vez consecutiva que o judiciário rondoniense é destaque a nível nacional, conforme divulgação feita ano passado pelo próprio CNJ.
Para o corregedor de justiça de Rondônia, desembargador Sansão Saldanha, os fatores que levaram o TJ RO a esse reconhecimento, são a dedicação dos magistrados, somados com a participação efetiva dos servidores e a conscientização de se fazer um prestação jurisdicional rápida. "É importante frisar também a informatização e a desborocratização de procedimentos, obtida graças aos cursos e treinamentos que tem sido oferecidos aos magistrados, proporcionando assim uma melhor desenvoltura dos julgamentos", ressaltou o corregedor.
O desembargador fez questão de destacar o apoio que administração superior do Tribunal de Justiça tem dado aos magistrados no fornecimento de equipamentos de informática, material de consumo, e até mesmo com construções de novos fóruns nas Comarcas de primeira e segunda entrância. "É necessário estar preparado para julgar, porém é fundamental também ter o apoio logístico dos servidores da Comarca e da adminstração maior do Poder Judiciário".