Parceria com o Governo garante unidade da Fiocruz em Rondônia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), uma das mais conceituadas instituições de pesquisa do país, se prepara para instalar uma unidade em Rondônia em parceria com o Governo Estadual. A notícia foi anunciada nesta quarta-feira (03) durante uma reunião entre o governador Ivo Cassol, o secretário de Saúde, Milton Moreira, o médico pesquisador, Mauro Tada e o presidente da Fiocruz, Paulo Marchiori Buss, na Residência Oficial.
Ainda esteve presente a reunião o presidente do Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais em Rondônia (Ipepatro), Luiz Hildebrando. O instituto, que já atua no estado em parceria com o governo e a Universidade Federal de Rondônia, encontra-se em processo de incorporação a Fiocruz.
“Essa foi uma primeira conversa. A Sesau manterá assessores em contato com a Fiocruz para discutir a parte técnica da parceria, que será realizada por meio de convênios”, explicou o secretário.
A unidade deverá ser construída em anexo ao Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), em Porto Velho, formando um complexo de saúde no estado. O terreno que abrigará a unidade será cedido pelo governo do estado.
“A presença da Fiocruz em Rondônia representará uma maior melhoria na saúde para a população”, avaliou o governador.
Durante a reunião, o diretor da Ipepatro, Hildebrando, falou do potencial da região amazônica para pesquisa e relatou os trabalhos que já vem sendo realizados pelo instituto. “Estamos realizando pesquisa com a secreção de sapos amazônicos a fim encontrar compostos ativos para defesa contra microorganismos”.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!