Autoridades defendem utilização de gás natural para reduzir poluição

Autoridades defendem utilização de gás natural para reduzir poluição

Autoridades defendem utilização de gás natural para reduzir poluição

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Cada vez mais o gás natural vem sendo utilizado como matriz energética e fonte alternativa de energia menos poluente”. É dessa forma que o ex-diretor e consultor da Petrobras, Percy Louzada, defende o gás natural como o combustível do novo milênio.  
O gás natural não possui cor ou cheiro e pode ser utilizado para resfriamento, aquecimento e produção de eletricidade em automóveis e na indústria. A bacia de Urucu, localizada a 600 km de Manaus, no Amazonas, tem potencial para produzir 10 milhões de metros cúbicos de gás natural por ano. Porém, parte desse gás é reinjetado ou queimado após separação do petróleo, que é aproveitado para atender às termelétricas e às indústrias da região Norte.
O deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO) ressalta que o país perdeu e continua a perder bilhões de metros cúbicos de gás por não distribuir o produto dos poços da Bacia de Urucu para a região e aponta a construção do gasoduto Urucu–Porto Velho como solução: “a obra possibilitará o aproveitamento do excedente desse combustível e o crescimento econômico para a região Norte”.
O gasoduto Urucu-Porto Velho terá 530 km ligando a bacia petrolífera de Urucu até Porto Velho. O duto vai substituir o óleo diesel utilizado na região para geração de energia do Acre a Rondônia. Hoje são transportados 1,3 milhão de litros do combustível por dia, por meio do Rio Madeira, com alto risco ambiental.
Para o coordenador do Conselho Temático da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Antônio Marrocos, o gás de Urucu possibilitará a abertura de novos postos de trabalhos.
Já o coordenador da bancada PT de Rondônia, Eduardo Valverde, entende que o gás atrairá fábricas de plásticos, cerâmicas e tintas, entre outras, que hoje não têm como se expandir por falta de gás nas regiões Sul e Sudeste.
A combustão do gás comparada a outros combustíveis fósseis é mais limpa, o que diminui a emissão de gases poluentes na atmosfera. O coordenador da campanha de Energia Renováveis do Greenpeace do Brasil, Ricardo Baitelo, acredita que térmica que funciona a óleo diesel “aumenta e muito as emissões de gases, contribuindo para o efeito estufa”.
Pesquisadores do Laboratório de Química Atmosférica e Poluição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apontaram significativa redução da poluição do ar com a substituição do óleo combustível pelo gás natural como fonte de energia, o que tem efeito direito sobre a saúde humana, por meio de diminuição de ocorrência de doenças do aparelho respiratório.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS