Funcionamento do Projudi melhora gradualmente em Jaru

Funcionamento do Projudi melhora gradualmente em Jaru

Funcionamento do Projudi melhora gradualmente em Jaru

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Após paralisação intermitente de transmissão de dados ocorrida entre os dias 14 e 20 de agosto e a realização de um diagnóstico sobre o funcionamento do Processo Judicial Digital - Projudi - na comarca de Jaru, o sistema melhorou gradualmente. Na última semana, equipe do TJRO, formada pelo juiz titular do 4º Juizado Especial Cível da Comarca de Porto Velho, Guilherme Ribeiro Baldan e por analistas de sistemas do TJ, Aloisio Spadeto e Ângela Carmem Carvalho, esteve em Jaru para analisar as falhas detectadas por promotores e advogados, que pediram a suspensão provisória do Projudi na comarca, alegando falta de estrutura técnica.

 
Para Ângela Carmem, não há um problema único a ser solucionado em implantações desse porte, mas variados problemas com soluções distintas, que foram adequadamente adotadas. "O software é consistente e estável, mas depende de treinamento eficaz, link's estáveis de comunicação de dados, infra-instrutora lógica e elétrica, capacitação adequada de advogados, membros do Ministério Público e magistrados, além de computadores de advogados e promotores que atendam às especificações técnicas mínimas necessárias. O MP está bem equipado, os advogados querem aprender e os juízes se entusiasmam com a idéia de celeridade na entrega dos julgamentos. Isso é o que importa."
 
O juiz da 2ª Vara Cível de Jaru, Elsi Antônio Dalla Riva, explicou que após a visita da equipe houve um aumento satisfatório na aceitação do Projudi. Grande parte dos problemas foi solucionada. Em alguns pontos ainda temos dificuldades, mas o sistema está funcionando normalmente nos gabinetes dos juízes, na distribuição e na parte criminal. "Acreditamos no Projudi e as expectativas são boas, porque buscamos uma justiça mais célere e não vamos medir esforços para que tudo seja solucionado e possamos aproveitar em 100% as vantagens oferecidas pelo sistema".
 
O juiz salientou ainda que os advogados estão conseguindo acessar o sistema com mais facilidade, mas ainda estão se deparando com oscilações no serviços de comunicação com links externos.
 
O Tribunal de Justiça de Rondônia estuda formas de sanar todos os problemas existentes. Uma das sugestões que estão sendo analisadas é separar os juizados das varas comuns. É importante, ainda, a participação definitiva da OAB estadual no processo de implantação no sistema, que deve disponibilizar técnicos para capacitarem-se no TJ a auxiliar os advogados na implantação do sistema nos escritórios de advocacia, ainda que o Tribunal venha, sem problemas, visitando advogados para prestar auxílio. Finalmente, a BrasilTelecom vai revisar todo o seu sistema de comunicação ADSL em Jaru, para proporcionar melhores condições de navegação via internet aos usuários do Projudi. 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS