Café se destaca no estande da Embrapa na Agrishow

Café se destaca no estande da Embrapa na Agrishow

Café se destaca no estande da Embrapa na Agrishow

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

De 03 a 07 de setembro, o público de Ouro Preto do Oeste vai visitar as tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Rondônia, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, durante a Agrishow, Exposição Agropecuária do município rondoniense. O estande com os trabalhos estará aberto à visitação das 18h às 24h. 

Este ano, o café ganha destaque com as amostras de café cereja descascado, conilon e arábica. Além disso, a Embrapa Rondônia vai expor tipos de torras de café brasileiro, americano e europeu. O café é uma das culturas perenes mais cultivadas na região amazônica, principalmente em Rondônia, que é o segundo produtor de café conilon do Brasil. No Estado, o café é a principal cultura agrícola, sendo uma das principais fontes de renda de inúmeras famílias da zona rural. Depois do petróleo, o café é a segunda mercadoria mais importante para a economia mundial, sendo que o Brasil é o maior produtor e exportador do mundo, e o segundo maior consumidor, sendo esta bebida indispensável no consumo diário dos brasileiros.
 
Em Rondônia não é diferente. Além de consumir em suas residências, os rondonienses poderão degustar o café expresso produzido no Estado com tecnologias da Embrapa, com as variedades Arábica, Robusta e o blend, que contém ambos os tipos.
 
No estande também serão expostos grãos de diversas espécies vegetais como milho, algodão e sorgo, produzidos no Campo Experimental da Empresa em Vilhena.  Assim como em 2007, serão expostas espécies florestais de crescimento rápido e hortas ecológicas, feitas com garrafa pet, e bananas resistentes à Sigatoka Negra e mal-do-panamá.
 
Divulgar trabalhos que a Embrapa desenvolve em âmbito estadual é o nosso objetivo, afirma o supervisor do Campo Experimental da Embrapa em Ouro Preto do Oeste, João Maria Diocleciano.
 
Além destes trabalhos, a equipe organizadora do estande mostrará durante a Exposição a forma correta de fazer sangria na seringueira. O próprio estande, enfatiza João Maria, já é uma forma de divulgação dos trabalhos de pesquisa da Embrapa Rondônia, pois foi construído com a Teca e o Eucalipto, espécies florestais de crescimento rápido e que são objeto de pesquisa.
 
 Em Rondônia, inicialmente, foram estudadas 16 espécies, destacando-se Andiroba, Bandarra, Pinho Cuiabano, Sumaúma, Táxi Branco, Eucalipto e Teca, que possibilitaram conhecer o desempenho inicial das espécies florestais e as que apresentam potencial para plantios em florestamento ou      reflorestamento na região, diz o pesquisador da Embrapa Rondônia, Abadio Hermes Vieira, responsável por estas atividades. Os resultados destes trabalhos estão sendo divulgados pelo projeto “Estratégias de Comunicação para a divulgação científica de resultados da pesquisa florestal desenvolvida pela Embrapa na Amazônia Ocidental (ComCiência Florestal)”, conduzido pela Embrapa Rondônia com recursos do CNPq/PPG7.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS