As empresas que mais registram reclamações, no primeiro semestre deste ano, no Programa de Defesa do Consumidor (Procon/RO) são da Telefonia Fixa e Internet (Brasil Telecom) com 170 registros, a empresa de Energia Elétrica (Ceron) com 130 registros e a empresa de aparelhos eletrônicos (Gradiente) com 100 reclamações.
Segundo o gerente regional do Procon/RO, Vitor Pereira Junior, essas empresas também tiveram o maior número de reclamações no ano passado. A Brasil Telecom liderou as reclamações com quase 260 registros e a Ceron com mais de 200 reclamações.
O analista tributário, Francisco Pinto de Souza, tem uma linha telefônica há 25 anos. Atualmente ele encontra dificuldades em realizar ligações de longa distância, o DDD. Outro problema apontado pelo consumidor é na Internet banda larga. Francisco recebeu na sua conta a cobrança por três meses de serviço que não foram prestados. Além disto, ele disse que o celular da Brasil Telecom, também não funciona em alguns pontos da cidade. O consumidor ligou para o serviço de atendimento virtual da telefonia, mas não conseguiu resolver os problemas.
Soluções
Para solucionar os problemas de telefonia, os consumidores procuram o Procon. Cerca de 80% dos casos são resolvidos entre as partes envolvidas durante audiências conciliatórias.
A funcionária pública Maria Lurimar procurou o Procon, pois há 60 dias tenta cancelar uma linha telefônica e mudar de operadora. A Brasil Telecom sugeriu cancelar a linha sem custo e creditou o valor das faturas pagas. A expectativa da consumidora é de conseguir conciliação com um representante da empresa.