DIA DO EVANGÉLICO - Fecomércio aguarda posicionamento do STF quanto ao feriado considerado inconstitucional

DIA DO EVANGÉLICO - Fecomércio aguarda posicionamento do STF quanto ao feriado considerado inconstitucional

DIA DO EVANGÉLICO - Fecomércio aguarda posicionamento do STF quanto ao feriado considerado inconstitucional

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Por força de legislação federal, o Estado de Rondônia só pode decretar feriado o dia de instalação. Qualquer outro dispositivo que não seguir este caminho, estará ferindo a Constituição Federal***** Não há uma definição da Corte Suprema quanto a Ação Direta de Inconstitucionalidade - ADI-3940, impetrada pela Confederação Nacional do Comércio - CNC, questionando a Lei estadual 1.206, de 20 de dezembro de 2001 que criou o Dia do Evangélico em Rondônia, ao mesmo tempo em que pede a suspensão de sua eficácia e a declaração de inconstitucionalidade. Para a Fecomércio Rondônia, esse e um problema que vem se arrastando há algum tempo e que tem criado sérios obstáculos para o Comércio do Estado. A Fecomércio questiona que a criação do feriado religioso de âmbito estadual não encontra amparo na Constituição Federal nem na lei 9.093, que disciplina a matéria porque o poder privativo da União de legislar sobre Direito do Trabalho, por força do artigo 22 inciso I da Constituição Federal, está o de decretar feriados, já que estes afetam a relação laboral entre patrões e empregados. Por outro lado, a entidade aborda que a Constituição Federal garante ao Brasil e aos seus cidadãos a livre escolha de seus cultos religiosos, como expressão máxima de sua cultura. Desta forma, no entender da representante do comércio, não pode o Estado com o seu poder imperialista, impor que aqueles que não seguem a doutrina evangélica, sejam obrigados a fecharem seus estabelecimentos comerciais em comemoração a este culto. De outra forma, por força de legislação federal, o Estado de Rondônia só pode decretar feriado o dia de instalação. No caso específico, o dia 4 de janeiro. Qualquer outro dispositivo que não seguir este caminho, estará ferindo a Constituição Federal. A Fecomércio enquanto aguarda o posicionamento do STF para a matéria, afirma que cabe aos empresários o respeito a esta Lei estadual, que apesar de não ter amparo constitucional, continua em vigor até que a haja um posicionamento da Corte Suprema.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS