A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam e o Centro Técnico e Operacional de Porto Velho – CTOPV, do Sistema de Proteção da Amazônia – SIPAM, promovem na próxima quarta-feira (26), às 19 horas, no auditório do Ministério Público de Rondônia, um ciclo de palestras sobre a importância da meteorologia para a sociedade.
O evento, de acordo com o meteorologista da Sedam, Marcelo Gama, tem como objetivo comemorar o Dia Mundial da Meteorologia que é celebrado, todos os anos, no dia 23 de março pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), pelos 187 países membros e pela comunidade meteorológica mundial.
Este ano, a Organização Meteorológica Mundial elegeu como tema central das comemorações “Observando nosso Planeta para um futuro melhor”. Em Porto Velho, a iniciativa visa divulgar a meteorologia no Estado para os profissionais das áreas afins, acadêmicos e alunos do 2º grau.
Segundo Marcelo Gama, o Estado de Rondônia conta com 11 estações meteorológicas espalhadas em municípios estratégicos, que possibilitam a previsão do tempo e as variáveis climáticas, além de criar informações que subsidiam o planejamento dos mais diversos segmentos, como turismo, meio ambiente, pecuária, construção civil com informações geradas pelas estações.
Programação: 19:30 horas – Abertura, com a leitura do Extrato da Mensagem do secretário geral da Organização Meteorológica Mundial, Michel Jarraud;19:45 horas – Meteorologia em Rondônia e a Rede de Estações Meteorológicas do Estado de Rondônia – REMAR, a ser proferida por técnico da Sedam; 20:15 às 20:30 horas – Debates; 20:30 às 21:00 horas – Previsão de tempo e clima e o avanço tecnológico da Meteorologia, a ser proferida por técnicos do SIPAM; 21:00 às 21:15 horas- Debates; 21:15 às 21:45 horas – A aplicação das informações meteorológica nas atividades de defesa civil, a ser proferida por técnico da Defesa Civil do Estado de Rondônia. O encerramento do evento está previsto para às 22:00 horas.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Empresa acreana contratada para construir Hospital Regional de Cacoal recebeu e não entregou a obra
*
APERTADINHO - Ministério Público firma Termo de Ajustamento de Conduta com a Cebel para recuperar danos ambientais