Editorial - Jornal de Integração: A corrida pelos diamantes e sua degradação ambiental

Editorial - Jornal de Integração: A corrida pelos diamantes e sua degradação ambiental

Editorial - Jornal de Integração: A corrida pelos diamantes e sua degradação ambiental

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Nos anos 80, Rondônia era visto como o novo Eldorado e que aqui todos poderiam ficar ricos com a extração de ouro e outros metais preciosos. O resultado foi que imigrantes chegavam de todos os lados do país e o Rio Madeira, principal fonte de ouro até então, foi invadido por milhares de pessoas que queriam enriquecer. *Crimes, violência de todos os tipos e uma degradação ambiental que até hoje é sentida nas áreas ribeirinhas foi a herança deixada por toda aquela cobiça e exploração desenfreada. *Agora, é a vez do diamante. A briga está generalizada e empresários contrabandistas incitam os garimpeiros a explorar a Reserva Roosevelt, palco de muitos conflitos. *Rondônia está prestes a ser entregue novamente na mão da ganância dos falsos exploradores. O que ficará para o Estado com certeza será uma degradação ambiental muito maior do que a registrada na década de 80, pois agora eles vão invadir selva fechada e abrir clarões na mata para máquinas e aviões. *Os interesses são muitos e a riqueza também, mas todos sabem que o Brasil tem um subsolo com grande potencialidade mineral. No entanto, não é abrindo toda área para ser explorada que o país vai promover justiça social ou garantir recursos extras. Já ficou provado que este tipo de exploração só deixa uma herança maldita com rastros de violência e destruição do meio ambiente. *Apontada por muitos como a "salvação" de Rondônia e que agora sim, o Estado vai se desenvolver, as usinas hidrelétricas no Rio Madeira são apresentadas como outra grande ilusão. Recheadas de dúvidas, as pesquisas para viabilidade das obras, dividem opiniões dentro e fora das esferas governamentais. *O mundo inteiro está de olho na Amazônia e se o Brasil começa a degradá-la, com certeza outras nações se acharão no direito de invadir a região com a desculpa de protegê-la. *VEJA TAMBÉM: * Seminário aponta vantagens da Lei Geral de Micro e Pequenas empresas * MBA Gestão de Pessoas e de Negócios começa dia 9 na Faculdade São Lucas
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS