O Ministério Público Estadual (MPE) pediu ontem a prisão do procurador Vicente Cruz pelos crimes de tentativa de homicídio, mediante paga e promessa de recompensa, e formação de quadrilha. Vicente é acusado, segundo o relatório do MPE, de “planejar, financiar e mandar matar” o colega procurador Mauro Campbell Marques, concorrente dele na eleição para procurador-geral, marcada para 15 de fevereiro.
*Além de Vicente, o MPE denunciou Elson dos Santos Morais, acusado de intermediar a contratação dos pistoleiros para matar Campbell, Lenilson Braga da Silveira, conhecido como ‘Carioca’, Jane da Silva Santos, conhecido como ‘Caneco’, e Franklin Barbosa dos Santos, que foram contratados para matar o procurador, e Maria José Dantas da Silva, que apresentou Franklin a Elson, de quem era namorada.
*O subprocurador-geral do MPE, Carlos Coelho, afirmou que a ação penal contra os acusados foi protocolada no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) na tarde de ontem. “A ação vai direto para o Tribunal porque o procurador tem foro privilegiado”, explicou ele.
*A ação será distribuída a um desembargador relator e deverá ser apreciada pelo Tribunal Pleno, formado por todos os desembargadores que compõem o TJAM.
*“O procedimento administrativo está em andamento e, se comprovada a conduta irregular, ele poderá ser demitido”, disse Coelho.
*O advogado de Vicente, Félix Valois, disse que o procurador apresentou ontem ao MPE a carta de renúncia do cargo de procurador-geral.
*SK
*Fonte: Diário do Amazonas