*Em segunda votação, a Câmara de Vereadores de Porto Velho aprovou o projeto de autoria do vereador David Erse (PSB), que propõe a mudança do nome da Avenida Rio Madeira para Prefeito Chiquilito Erse. Como aconteceu na primeira votação na quarta-feira (19), 14 vereadores se manifestaram favoráveis à mudança e apenas Hermínio Coelho (PT) não concordou com o projeto.
*De acordo com David Chiquilito era sua obrigação homenagear o seu pai e ex-prefeito, “porque já fazem três anos que ele morreu e até agora nenhuma lembrança a um homem que tanto trabalhou pelo município”, explicou o vereador. Segundo Erse, a única homenagem a seu pai em Porto Velho é uma escola na linha da Penal.
*O vereador garantiu também que lutará para que a maternidade municipal se chame Prefeito Chiquilito Erse, pois, segundo ele, a maternidade foi um dos grandes sonhos de seu pai e nada mais justo do que dar seu nome a ela.
*Erse admitiu, no entanto, que o projeto não agrada a todos, mesmo que tenha conseguido mais de 300 assinaturas de moradores da avenida, como prevê o regimento interno da Câmara. O primeiro movimento contrário à mudança é de empresários, que acreditam ter prejuízos com a troca de nome, pois todo o material gráfico e de divulgação terá que ser alterado.
*Já o vereador Hermínio Coelho disse que o Erse está legislando em causa própria, e que mudanças de nomes de ruas importantes como a Rio Madeira, devem ter a consulta de toda a população. Coelho sugeriu ainda que vias menos conhecidas e que tem nomes de pessoas que nada tem a ver com a história do município sirvam para homenagens, como a rua Anastácio Somoza, ex-ditador da Nicarágua que emprestou seu nome a rua da capital. Hermínio salientou que não é contra a homenagem a Chiquilito, pois acredita ter sido uma grande pessoa pública, mas sim ao fato de ser a Avenida Rio Madeira a escolhida para tal lembrança.
*A polêmica continua até que o prefeito decida se veta ou não o projeto de David Erse.
*----------
*Leia também
Juarez Táxi embarca com a maioria com medo de vaias
Vereador quer mudar o nome da Avenida Rio Madeira