O INSS trata diretamente com o interessado na hora da concessão do benefício.
O INSS de Rondônia alerta todas as pessoas que procuram ou pretendem procurar uma agência da Previdência Social que o façam pessoalmente ou através de um procurador de sua confiança, evitando os chamados agenciadores, ou seja, aquelas pessoas que cobram, para atuarem como intermediários entre o INSS e o segurado, prometendo facilidades na hora da concessão de um benefício.
Os técnicos do INSS informam que, os agenciadores não estão autorizados pelo órgão a atuarem como mediadores, e lembram os segurados que fazem uso deste tipo de expediente têm gastos desnecessários, prejuízos, uma vez que, o INSS não cobra nada na hora do requerimento do benefício ou qualquer outro tipo de serviço.
Os técnicos orientam ainda que, o INSS não autoriza ninguém, além dos seus servidores, a falar em nome do órgão. Não autoriza ninguém, nem mesmo os seus servidores a contatar segurados em suas residências, prometendo vantagens individuais. O INSS quando precisa falar com um de seus aposentados ou pensionistas envia uma carta pelo correio convocando-o a comparecer na Agência da Previdência Social mais próxima.