Linha de Produção de bio-jóias será instalada na Penitenciária Feminina de Porto Velho

Linha de Produção de bio-jóias será instalada na Penitenciária Feminina de Porto Velho

Linha de Produção de bio-jóias será instalada na Penitenciária Feminina de Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Em parceria com a Cooperativa Açaí, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária de Rondônia (SEAPEN) está oferecendo às apenadas da Penitenciária Feminina de Porto Velho a oportunidade de se profissionalizarem. O Curso de Capacitação em Confecção de Bio-jóias teve início nesta segunda-feira, 21, e se estenderá até o dia 10 de outubro. Ao todo serão atendidas 30 presas. *Com o objetivo de fortalecer o artesanato regional, gerar oportunidade de trabalho e renda familiar, a Cooperativa Açaí pretende montar uma linha de produção e montagem nas dependências da referida Unidade Prisional, fornecendo material e maquinário, e utilizando mão-de-obra das apenadas. *A Cooperativa também tem a intenção de trabalhar com os familiares das mesmas, conforme a reciprocidade do trabalho desenvolvido pelo grupo. *De acordo com a assessora de Reinserção Social da SEAPEN, a assistente social Sirlene Bastos, estes 30 dias serão apenas para capacitação, sendo que, após esse prazo, um convênio será firmado entre a Secretaria e a Cooperativa onde as apenadas serão remuneradas e beneficiadas legalmente com a remissão de pena (a cada três dias de trabalho, diminui um da pena). *“As bio-jóias produzidas pelas reeducandas poderão ganhar espaço em feiras nacionais e internacionais, como tem acontecido com os produtos da Cooperativa Açaí que é membro do Fórum Brasileiro de Economia Solidária e filiada à Unisol Brasil – Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários”, enfatiza a assessora. *A assessoria de Reinserção Social *Criada recentemente na estrutura da Secretaria de Administração Penitenciária de Rondônia, a Assessoria de Reinserção Social tem um importante papel no processo de ressocialização do apenado ou apenada. *Segundo Sirlene, o resgate da cidadania e da dignidade humana será feito levando ao apenado trabalho, cursos profissionalizantes, educação, atividades laborais e apoio à sua família. “Permitindo assim, a reeducação, buscando a verdadeira reintegração social”, completa. *Entretanto, Bastos salienta que é imprescindível que a população tenha consciência do seu papel. “Costumamos ignorar a situação nos blindando em nossas casas, criando uma falsa e efêmera sensação de segurança”, enfatiza. *“Torna-se então necessário uma efetiva colaboração entre o Estado e a sociedade, se pretendemos estar seguros de que uma cidadania possa melhorar o sentenciado, privado de condições para a própria melhora. É tudo uma questão de conscientização”, conclui Sirlene Bastos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS