*Cerca de 370 jovens concluintes dos projetos “Oportunizar” e “Aprender a Empreender é Jóia”, que fazem parte do Programa de Educação Profissional (PROEP), executado pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), vão receber o certificado no próximo dia 10, em solenidade a ser realizada a partir das 8h, na escola Major Guapindaia, em Porto Velho. O programa, que vem sendo desenvolvido desde 2003, conforme o subgerente José Carlos Paim, tem por objetivo criar condições para a inserção no mercado de trabalho dos grupos que geralmente têm dificuldade de acesso ao emprego. Quase 2 mil jovens desempregados ou que atuam na informalidade deverão ser beneficiados por esses dois projetos e se somarão aos cerca de 8 mil que já foram atendidos em outros cursos.
*Carlos Paim explicou que o Proep desenvolve atividades voltadas aos alunos do Ensino Regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em quatro linhas de ação, que são o Empreendedorismo de Negócios (qualificação de jovens que querem abrir um negócio na forma de micro ou pequenas empresas, auto-emprego e associações ou cooperativas), Empreendedorismo Associativo (para criar e potencializar iniciativas que objetivem a constituição de associações de produção e serviços), Empreendedorismo Social (para a formação de jovens interventores, capazes de promover e gerenciar ações sociais nas comunidades) e Empreendedorismo de Carreira (para os jovens que querem seguir uma carreira profissional). “Os cursos são gratuitos e nesta fase de 2006 os alunos estão sendo qualificados em Auxiliar de Departamento Pessoal, Promotor de Vendas, Auxiliar Financeiro, Auxiliar de Crédito, Atendimento ao Público, Decoração de Ambiente e Vitrine”, destacou, acrescentando que essas aulas são ministradas no espaço do Cetene, enquanto as dos cursos de Lapidação de Jóias, Identificação, Classificação e Serragem de Pedras Preciosas e Confecção de Jóias com Insumos Regionais acontecem nas Escolas Castelo Branco e Major Guapindaia, todos na capital, mas posteriormente serão beneficiados também os jovens do interior do Estado.
*Com relação ao projeto “Aprender para Empreender é Jóia”, o subgerente do Proep disse que é executado com recursos exclusivamente do Governo do Estado, que tem por objetivo oferecer aprendizagem através da Qualificação Profissional à adolescentes em situação de risco social, cuja renda familiar per capita seja igual ou inferior a um salário mínimo.
*Para o secretário de Estado da Educação, Edinaldo Lustoza, iniciativas como essas são importantes porque auxiliam os jovens, orientando-os tanto em relação à continuidade dos estudos quanto na inserção no mercado de trabalho. Ele observou, ainda, que o Estado tem trabalhado em consonância com as inovações do mercado, disponibilizando cursos que atendem a uma demanda da região por profissionais com alta qualificação profissional exigida pela evolução tecnológica nas empresas que lidam com esse segmento. “Todos os cursos têm como base pesquisa sobre o mercado de trabalho que apontou para esta necessidade”.
*Ainda durante a solenidade de formatura, o secretário Edinaldo Lustoza fará a entrega, simbólica, dos equipamentos para a 2º fase do “Aprender para Empreender é Jóia”.
****
Veja também: *
Faro realiza vestibular neste domingo