*Sete associações de moradores de bairros de Porto Velho, representando cerca de um terço da população mais carente desta Capital, assinaram (19) de manhã convênio de cooperação técnica e cultural com a Escola do Legislativo de Rondônia.
*Os convênios foram assinados pelas seguintes associações dos seguintes bairros: Areia Branca, Balsa, Cidade do Lobo, Cidade Nova, Nacional, Tancredo Neves e Guadalupe.
*Além delas, assinou igualmente convênio de cooperação técnica e cultural com a Escola do Legislativo o Centro Social e Cultural Guadalupe, do bairro do mesmo nome.
*Os documentos foram assinados no auditório da Escola do Legislativo pelos presidentes das entidades conveniadas e pelo diretor da instituição de ensino, Max Barbosa.
*Os convênios foram feitos a pedido dos dirigentes das associações de moradores. Todas as entidades pediam à Escola do Legislativo, a realização de cursos noturnos de aperfeiçoamento profissional e desenvolvimento da cidadania para os moradores que trabalham durante o dia.
*Um dos cursos solicitados, por exemplo, por todas as associações, é o de Orçamento Participativo da Comunidade - para que a população aprenda a participar das propostas orçamentárias, definir prioridades de investimentos públicos no bairro e cobrar a atuação dos vereadores na defesa de seus interesses e a ação executiva da Prefeitura.
*Os moradores querem também aprender a participar da formulação e aprovação dos vereadores e do prefeito sobre qualquer lei municipal, principalmente as tributárias. "Sabemos que a lei tem que responder a cinco perguntas – por que o tributo nasce? Quando nasce? Quem deve? Onde é devido? Quanto é devido? – e não deve ser inconstitucional" – disse um líder comunitário presente.
****
Leia também: *
Federal indicia donos da Rondoforms acusados de desviar dinheiro público