*Através de uma pesquisa de imagem e satisfação, o Ministério Público Estadual ofereceu à população e instituições de Rondônia a oportunidade de emitir sua opinião sobre o desempenho do Órgão.
*Durante o mês de abril o Ministério Público realizou uma pesquisa na sociedade das 22 Comarcas onde atua, coletando opiniões em Alta Floresta, Alvorada, Ariquemes, Buritis, Cacoal, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Costa Marques, Espigão, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho, Nova Brasilândia, Ouro Preto, Pimenta Bueno, Porto Velho, Presidente Médici, Rolim de Moura, Santa Luzia, São Miguel e Vilhena.
*A pesquisa constou da aplicação de formulários específicos em dois tipos de avaliadores: os cidadãos e as instituições que desenvolvem ações relacionadas às atividades do Ministério Público. Na oportunidade foram ouvidas 1330 pessoas e 670 instituições, nas diversas Comarcas.
*Para garantir a maior fidelidade possível da amostra, além de pesquisar em todas as Comarcas, a população, composta de camadas sociais diferentes, foi ouvida em diferentes locais.
*Após a tabulação dos resultados observou-se que 3 em cada 8 cidadãos do Estado já procuraram o Ministério Público na busca de seus direitos, o que demonstra a importância das Promotorias de Justiça dentro da sociedade. Deste número 77,5% estão satisfeitos com os serviços oferecidos pelas Promotorias, sendo o ponto de maior satisfação o prazo que o MP tem praticado para o andamento dos processos.
*Segundo a pesquisa, disponível para consulta eletrônica no endereço
www.mp.ro.gov.br, 85% da população reconhece o Ministério Público como o local para denúncias de crimes, infrações e busca de seus direitos.
*Os que apresentam maior satisfação com os serviços oferecidos pelas Promotorias são os cidadãos na faixa etária acima dos 55 anos.
*Na avaliação o Ministério Público goza de uma imagem positiva junto a 93% da população que o vê associado à idéia de combate à corrupção, garantidor dos direitos fundamentais, combate à criminalidade e defesa do meio ambiente.
*Todos os dados coletados agora serão utilizados na composição do planejamento do Órgão para o próximo biênio, quando o Ministério Público estará repensando suas estratégias e ações para continuar correspondendo à imagem que construiu ao longo dos 24 anos que vem servindo à população de Rondônia.