*Lançado nessa segunda-feira (16) pelo prefeito Roberto Sobrinho o cartão ?Leva Eu?. É a nova era do transporte coletivo em Porto Velho, que se adapta ao sistema integrado a ser adotado em junho próximo. ?Agora o usuário tem a seu favor uma facilidade que há anos era esperada, e hoje estamos tornando possível?, disse o prefeito.
*Nessa primeira fase, que começa amanhã (18), acontece a adaptação ao novo sistema. O pagamento da passagem com dinheiro, vale-transporte e passe escolar continua valendo, e na próxima compra a população já adquire o cartão eletrônico disponibilizado em quatro
versões: cartões vale-transporte, estudante, idoso e deficiente, e o comum.
*Com o mínimo de dez unidades, o cartão magnético é recarregável e não descartável. O usuário adquire com uma quantidade limitada de passagens e cada vez que utilizar o transporte coletivo verá no equipamento de leitura (validador) instalado dentro do ônibus, quanto ainda tem de saldo. Chegando ao limite de crédito, o mesmo cartão será recarregado e continua a valer, obviamente.
*A perda ou roubo deve ser comunicado ao Sindicato das Empresas de Transporte (SET), que em 24 horas fará o bloqueio e as unidades que ainda restavam no cartão roubado são automaticamente creditadas em outro. Mas a emissão de segunda via depende do pagamento de uma taxa de R$ 18,00. Segundo explicou o secretário da Semtran Cláudio Carvalho, a fase seguinte do sistema é a chamada necessária, quando o passageiro que hoje paga quatro passagens passará a pagar apenas duas, já que o itinerário dos ônibus deverá obedecer uma rota, que vai possibilitar o acesso à outra linha sem nova cobrança.
*A terceira e última etapa de implantação do sistema integrado é a obrigatória, quando o percurso de algumas linhas será reduzido em pelo menos meia hora, resolvendo de uma vez por todas as antigas reclamações de demora na espera do coletivo nas paradas, uma vez que o usuário poderá se servir de um ônibus de outra linha para chegar ao seu destino.
*A previsão da prefeitura é que até 31 de dezembro deste ano, o sistema esteja funcionando totalmente. Enquanto isso será feita uma campanha informativa para esclarecer todas as dúvidas da população.
*A solenidade de lançamento do cartão foi prestigiada por secretários municipais, vereadores e outras autoridades.