Prefeitura e DNIT buscam solução em Brasília para solucionar bloqueio na Jatuarana via BR
*O prefeito Roberto Sobrinho e o coordenador regional do DNIT, José Ribamar da Cruz Oliveira, irão a Brasília na próxima terça-feira (16) para levar em bloco ao Ministério dos Transportes alguns pedidos de agilização nas obras federais em andamento e a serem implantadas na capital.
*Um dos assuntos a serem tratados será a obra de duplicação da BR-364, alvo de protesto, principalmente de empresários e moradores dos bairros vizinhos, por conta do bloqueio do cruzamento da rodovia com a Avenida Jatuarana. Os empresários do setor de transportes coletivos, por exemplo, alegam que o fechamento da área com pequenas muretas de concreto – conhecidas por new Jersey - vai obrigar a mudança no itinerário dos ônibus, acarretando, além de despesas, incômodo para os usuários. Para os empresários Rodrigo Palhares de Oliveira (Viação Três Marias) João Tarcísio Borges (Viação Rio Madeira), caso prevaleça o bloqueio, será inevitável um significativo aumento na planilha de custos tarifários e, consequentemente, o repasse desse custo à população.
*Em visita ao prefeito, na última sexta-feira, os empresários pediram a ajuda do prefeito para a solução do problema, informando que 72 ônibus de 19 linhas transportam cerca de 30 mil passageiros naquela região todos os dias. “Caso o bloqueio se concretize, esses ônibus vão ter que fazer um desvio de 1.800 metros, gerando transtorno e prejuízos”, alega Palhares.
*O prefeito Roberto Sobrinho se prontificou a apoiar a solicitação dos empresários, uma vez que o maior prejudicado com o fechamento da BR com a Jatuarana será a população. “Nós sabemos que a intenção do Governo Federal com esta obra é garantir mais segurança naquele trecho da BR, mas não podemos esquecer que a rodovia passa pela cidade. Ali é um trecho urbano do nosso município, por isso estou oficializando o DNIT estadual e nacional, manifestando a nossa preocupação e sugerindo a possibilidade da construção de um viaduto ou uma passarela no local”, disse o prefeito.
*Além da questão da Jatuarana com a BR-364, Roberto Sobrinho também vai tentar agilizar a execução dos projetos federais para Porto Velho. Um novo anel viário e a construção do Terminal Hidroviário estão na pauta do prefeito junto ao DNIT Nacional, onde vai conferir em que pé andam os projetos.