*Fazer a defesa de algo ou alguém que não te diz respeito é complicado, entretanto, para quem, como eu, que busca a constante fuga do preconceito, da idiotice e todas os outros tropeços do caráter dos homens, é mais que necessário. É deles que falo, daqueles homens a quem a coragem se dá de tal forma, que mesmo que o mundo todo diga que não, eles insistem em assumir o que sentem e querem. Homossexuais são muito machos. São machos porque não têm medo de piadas, de serem olhados com desprezo, porque não podem ter medo, ou são corajosos e inteligentes, ou não serão nada.
*Uma dessas pessoas era o artista plástico e ativista gay Paulo Santiago. Não o conhecia pessoalmente, entretanto sempre admirei a pessoa que dava a cara a tapa para defender os interesses de seus iguais. Eu sempre vou elogiar pessoas assim. Santiago era um exemplo de coragem, de determinação.
*Religiosos, antiquados, encruados e toda a espécie de gente que sempre olha os gays como se fossem bichos ou bandidos, ou até, como muitos, que os vêem como animais. Piadinhas, sorrisos e fofocas. Somos todos humanos. Não é a cor da pele, o lugar onde nasceu ou a opção sexual que determina quem são as pessoas. É o que elas têm de mais precioso e verdadeiro. O sentimento de humanidade que elas trazem no coração.
*Eu respeito os gays e deixo aqui meu luto pela grande figura humana que foi Paulo Santiago. Um menor, por não ter voz para defender o que acreditava ser certo, líder de uma minoria, porque nem todos têm coragem de assumir o que são e um grande homem. Homem porque não foram os olhares frouxos do preconceito que o fizeram cair. Eu ainda sonho que podemos viver em paz. Todos, nós homens, as mulheres, os gays, as lésbicas e os idiotas.