Embrapa Rondônia apresenta cultivares de soja e arroz em dias de campo
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
*De acordo com o IBGE, Vilhena é o município com maior estimativa de produção de arroz em Rondônia, devendo colher próximo de 40 mil toneladas, quantidade 20% superior à estimativa de colheita feita para essa safra. O município de Cerejeiras, localizado a 140 quilômetros de Vilhena, é campeão em produtividade estadual na última safra, com produção de 3600 kg da cultura por hectare. "Nesta safra, os produtores devem repetir a mesma performance", antecipa a pesquisadora Marley Marico Utumi, da área de Fitotecnia da Embrapa Rondônia (Porto Velho-RO). Nos dias de campo, serão apresentadas também as cultivares semi-precoces de classe longo fino BRS Colosso, BRSMG Curinga e BRS Aroma, lançadas em 2004.
*Segundo a pesquisadora, a produtividade de grãos em ensaios em unidades demonstrativas nas últimas quatro safras é igual ou superior à cultivar Primavera, que alcançou 3819 kg / ha. "A BRS Colosso atingiu 3935 kg / ha e a BRSMG Curinga, 4052 kg / ha", diz. "Essas duas cultivares apresentam resistência ao acamamento, maior tolerância às doenças e melhor qualidade industrial", completa Marley. A BRSMG Curinga foi desenvolvida com a participação da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). "Daí a complementação com a sigla 'MG'", descreve a pesquisadora.
*ARROZ AROMÁTICO - A cultivar BRS Aroma será apresentada aos produtores de Rondônia pela primeira vez. Segundo Marley Utumi, o cruzamento foi realizado no Brasil em 1991, utilizando duas linhagens do Programa Nacional de Melhoramento de Arroz e duas variedades: Lebonnet (variedade norte-americana indicada para sistema irrigado, de qualidade culinária) e a Basmati 370 (indiana, aromática). De acordo com a pesquisadora, a produtividade da BRS Aroma é ligeiramente inferior à da principal cultivar comercial, a Primavera, com 3495 kg / ha. "Seu diferencial é o odor pronunciado, herança da Basmati 370, um dos progenitores do cruzamento", explica. Ainda segundo Marley Utumi, a cultivar deverá conquistar nichos especiais de mercado, que remunerem essa qualidade.
FERRUGEM ASIÁTICA SERÁ DEBATIDA
*Os dias de campo darão destaque ao "Consórcio Anti-Ferrugem", iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que reúne representantes de todos os segmentos da cadeia produtiva da soja, formando uma rede nacional de combate à doença, causada por um fungo que desseca a folha da planta e inibe o preenchimento das vagens de grãos. O resultado é a queda na qualidade e produtividade da oleaginosa.<> *O pesquisador da Embrapa Soja (Londrina-PR) Rodrigo Luis Brogin, responsável pelo Programa de Melhoramento de Soja para Rondônia e região Norte do Mato Grosso, um dos palestrantes dos dias de campo, diz que será informado aos produtores que a Embrapa está trabalhando para desenvolver cultivares adaptadas à região, por meio da condução de experimentos em Vilhena, e abordadas práticas culturais, manejo e perspectivas de mercado para as culturas da soja e do arroz. "Nosso objetivo é aliar responsabilidade técnica à viabilidade econômica", cita.
*No município de Cerejeiras, o dia de campo será realizado no sítio Boa Esperança, de propriedade do fazendeiro Anildo Ritter, local onde a Embrapa Rondônia, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, mantém experimentos. Abaixo, veja a localização e horários dos eventos. Mais informações podem ser obtidas junto à assessoria de comunicação social da Embrapa Rondônia pelo e-mail gfviana@cpafro.embrapa.br ou pelo telefone (69) 225-9387.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!