Caos em Ariquemes -por Eliane Rudey

Caos em Ariquemes -por Eliane Rudey

Caos em Ariquemes -por Eliane Rudey

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em Ariquemes instalou-se o caos, madeireiros e toreiros pararam a cidade desde o dia 10 de fevereiro, reivindicando que a Lei 9605/98 Lei de Crimes Ambientais não seja cumprida. Tudo porque houve uma determinação da justiça para que o IBAMA apreendesse e leiloasse toda carga de madeira circulando ilegal, que é o que estabelece a lei desde 1998. *Já é uma cena deprimente ver toreiros, uma classe explorada de miseráveis que vivem fazendo o serviço sujo para latifundiários e madeireiras clandestinas, defendendo nas ruas o interesse de quem os explora. Mas perfeitamente compreensível pelo nível de ignorância que os domina. *E ainda juntaram-se a esses os comerciantes da cidade, e amanhã, 14 de fevereiro todo o comércio vai fechar as portas em apoio às reivindicações. Também é lamentável ver os políticos, Governador, deputados, prefeitos e vereadores declarando abertamente seu apoio a uma reivindicação que só traz destruição e miséria para o povo pobre da Amazônia. A Lei precisa ser cumprida para existir um mínimo de respeito aos povos da floresta Amazônica e seu modo de vida. *Junta-se a isso a conivência do poder público, do judiciário e da polícia que não teve ação alguma diante da paralisação da cidade, que em outros movimentos, como dos camponeses sem terra ou de professores, tem uma ação imediata e enérgica. Tudo parou e está sendo tratado como a coisa mais normal do mundo, uma comoção de alienados, defendendo valores duvidosos, sem questionamento algum. *Por favor, ajude-nos, precisamos de um contra-movimento, uma chamada de consciência, algo urgente para travar essa inversão na luta que está acontecendo. Nossa luta deve ser o grito do pobre contra os opressores, os donos do capital, os donos do poder político e não de toreiros defendendo o latifúndio e a retirada ilegal da madeira, que também são roubadas de reservas indígenas e reservas ambientais.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS