O Tribunal de Justiça de Rondônia recebeu na manhã de hoje (06/02) a visita oficial do Cônsul do Japão em Manaus-AM, Susumu Segawa, que há três meses assumiu o comando do consulado, com sede na Rua Fortaleza, no Bairro Adrianópolis, na Capital amazonense, e jurisdição nos Estados do Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre.
*O Cônsul foi recepcionado pelo presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Sebastião Teixeira Chaves, que o conduziu ao plenário, onde se encontravam reunidos os Desembargadores da Corte, em sessão de julgamento do Tribunal Pleno.
*Na sessão do Tribunal Pleno, coube ao Desembargador Kiyochi Mori saudar ao Cônsul japonês. Na sua saudação, o Desembargador Mori destacou que na magistratura rondoniense são cinco os magistrados “nihon”, ou seja, de origem nipônica: Haruo Mizusaki, Edson Yukishigue Sassamoto, Luis Antônio Sanada Rocha, Emir Karla Yamamoto (juízes de Direito) e Paulo Kiyochi Mori (Desembargador).
*Susumu Segawa acompanhou o julgamento de processos e logo depois foi conduzido ao Gabinete da Presidência, onde manteve audiência com o presidente do Tribunal e foi apresentado formalmente aos integrantes da Corte.
*Na audiência, o cônsul Sagawa e o Desembargador Sebastião Chaves trataram sobre temas de interesse da magistratura rondoniense e nacional, considerando que a jurisdição do consulado japonês abrange quatro Estados da região Norte. O presidente do TJ enfatizou o fato da magistratura rondoniense ser recente, ter apenas 24 anos de instalação, comemorado neste ano de 2006.
*Ao ilustre visitante o presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Sebastião Teixeira Chaves, entregou o livro Imagens de Porto Velho, que reúne uma coletânea de fotografias históricas da Capital do Estado de Rondônia e mimos da região (cuia de tacacá com bombons de castanha da Amazônia e cupuaçu e licor de açaí). Do cônsul japonês o Desembargador recebeu uma caixa com diferentes mimos relacionados à cultura dos japoneses.
*Além dos desembargadores, participaram da recepção ao cônsul japonês os juízes Harou Mizusaki e Edson Sassamoto, assessores, todos de origem japonesa, e também, a esposa do Desembargador Presidente, doutora Marilda Leiras Teixeira e a filha Renata Leiras.