Liberdade de expressão Liberdade ainda que tardia. Sangue, carne, cabelos e ideais espalhados pelas vilas das Gerais...
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
*Vontade de lutar, talvez principalmente pela autonomia política, mas uma luta acima de tudo pela liberdade de expressão, capaz de juntar poetas e políticos da distante vila em prol de algo maior.
*Isso é história velha. O Brasil já conquistou sua independência e a liberdade de expressão é algo real, menos na distante Rondônia, onde deputados conseguiram aprovar a lei da mordaça, capaz de calar autoridades que estejam incumbidas de investigar falcatruas envolvendo gente graúda. A lei inconstitucional é seguida por alguns, pra dizer a verdade, a maioria de juízes, promotores e delegados.< P> *Um ranço autoritário que estimula a perseguição contra aqueles que ousam desafiar poderes constituídos a custa do voto popular, garantindo a legisladores de plantão lugar de destaque e imunidade contra os arautos da democracia.
*A bola da vez é o jornalista Carlos Sperança. Se passar a tal regulamentação do Conselho Federal de Jornalismo poderão haver outros. Um momento delicado para a liberdade de expressão do Brasil, em especial de Rondônia, onde os jornalistas que desejem falar alguma coisa mais séria são sistematicamente afastados de veículos, num grande movimento de calaboca organizado pelas elites regionais.
*Há outros exemplos. Melhor nem cita-los. Só se pode acusar alguém se já tiver sido julgado pela justiça comum. Mas ainda assim, toda vez que um homem público é citado pelo Ministério Público, deve se considerar que houve algo anormal. E pelo bem da democracia e pela qualidade de informação, isto deve ser levado a público. Sperança utiliza o direito constitucional de liberdade de expressão, garantido pela Constituição Federal. Acho que basta dizer isso.
*Se Rondônia tem alguma lei maior que a brasileira, talvez seja um sinal de possível tentativa de se livrar do jugo brasileiro. Quem sabe?
- O autor é publicitário e jornalista provisionado -
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!