São dicas fáceis e simples que valem à pena
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Toda semana é mesma coisa: você faz a feira e é um malabarismo para não deixar nada estragar. Ao mesmo tempo em que é preciso comprar algumas frutas já maduras para consumo imediato, você também precisa se planejar para não deixar estragar aquelas que só vai comer mais para o final da semana. Quer saber como retardar o amadurecimento das frutas que só vão ser consumidas daqui a alguns dias? Veja as nossas dicas.
A primeira jogada certeira está na escolha das frutas
Para não ter frutas estragadas no final da semana você vai precisar comprar algumas delas ainda verdes. E existem algumas frutas que você sempre vai encontrar no estágio ainda verde para venda: abacate, manga e pera são alguns exemplos de frutas que os comerciantes transportam ainda verdes para não haver danos no produto durante o manuseio. Aposte nas frutas maduras que quiser para consumo imediato e selecione alguma dessas citadas aqui em cima para deixar mais para o final da semana.
Fuja das manchas marrons e dos machucados
É mais comum encontrar machucados e manchas marrons em frutas maduras, mas isso também pode acontecer com as verdes e, se você levar uma fruta verde machucada para casa ela vai acabar amadurecendo mais rápido. Isso porque aquela pequena abertura deixa a fruta mais exposta à ação do oxigênio, o que acelera o amadurecimento.
Geladeira nelas
Se você não quer que uma fruta amadureça rápido, é melhor não deixá-la numa fruteira fora da geladeira. Isso porque as altas temperaturas de um país tropical como o Brasil aceleram a liberação de etileno, o gás responsável pela maturação das frutas. Dentro da geladeira esse gás é liberado de forma mais lenta e, por isso, a sua fruta dura mais.
Separe as frutas verdes das maduras
Você já deve ter ouvido o ditado que basta apenas uma fruta podre para estragar todas as outras, certo? Acontece que ela não precisa estar podre para causar esse estrago: se você colocar uma fruta madura junto com aquelas mais verdes que quer guardar para o final da semana, ela vai acabar acelerando a maturação de todas as que estiverem na fruteira.
Proteja sua fruta do contato com o oxigênio
Embalar uma fruta inteira é um ato que ajuda mais a amadurecer do que a retardar o amadurecimento de uma fruta. Mas algumas delas, como a banana, podem se beneficiar de um pedacinho de papel-alumínio ou papel filme. Basta embrulhar a parte do cacho com algum desses dois e você limita a quantidade de oxigênio em contato com aquela fruta. O resultado? Uma banana que vai demorar um pouco mais para ficar madura.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!