FASE PARALÍMPICA - Jogos movimentarão 567 paratletas até domingo

FASE PARALÍMPICa - Jogos movimentarão 567 paratletas até domingo

FASE PARALÍMPICA - Jogos movimentarão 567 paratletas até domingo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 A fase estadual Paralímpica dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) começa nesta quinta-feora (25) e segue até domingo (28) em Ji-Paraná. A abertura oficial será às 19h30, no Ginásio poliesportivo Gerivaldo José de Souza (Gerivaldão), com o desfile das delegações, participação de autoridades e acendimento da pira olímpica. Esta competição é classificatória à fase nacional Paralímpica, de 21 a 26 de novembro, em São Paulo/SP.

Durante os quatro dias de jogos, o Comitê Central Organizador (CCO) estima que pelo menos 700 pessoas estejam envolvidas diretamente na fase Paralímpica, que oferece seis modalidades esportivas, que são: atletismo, natação, bocha, bocha convencional, futsal e tênis de mesa. Os esportes serão praticados nas principais praças esportivas da cidade, como o Gerivaldão, Biancão, Esporte Clube Vera Cruz e quadras poliesportivas das escolas da rede estadual.

VEJA TAMBÉM:

Dois paraquedistas morrem durante treino para Olimpíadas

As delegações começaram a desembarcar e se instalar em Ji-Paraná na manhã desta quinta. A direção dos jogos espera na cerimônia de abertura a presença de 99 paratletas da regional Centro (Cacoal), 80 da regional Centro-Oeste (Ji-Paraná), outros 21 do Cone Sul (Vilhena), 61 da regional Guaporé (São Francisco do Guaporé), 42 da Mamoré (Guajará-Mirim), 88 da regional Metropolitana (Porto Velho), 18 da Noroeste (Jaru), 64 da Norte (Jaru), 94 da regional Zona da Mata (Rolim de Moura), além de arbitragem, corpo técnico do CCO, representantes do Tribunal de Justiça Desportivo, familiares dos paratletas, convidados, autoridades e imprensa.

A fase Paralímpica do Joer é dividia em duas categorias. A “A” agrupa paratletas na faixa etária de 12 a 17 anos, e a “B” envolve os desportistas com idade superior a 17. Campeã nas Paralimpíadas do ano passado em Porto Velho e sexta colocada na fase nacional em São Paulo/SP, a paratleta Dheniffer de Jesus, da categoria A, pratica o esporte Bocha adaptada há quatro anos.

“Estou pronta para a busca do título de bi-campeã e da classificação para a fase nacional em São Paulo”, anima-se Dheniffer, logo após se instalar em Ji-Paraná, procedente de Jaru e integrante da delegação da regional Noroeste. Jeferson de Oliveira, também de Jaru, vai disputar pódio na natação. “Tenho treinado e estou otimista”, disse o garoto, que vai disputar 25 metros no nado livre.

A realização do Joer é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) por meio da Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar (Gefece). “O evento ocorre pela segunda vez em Ji-Paraná, tem o apoio da Prefeitura Municipal e parcerias com a Universidade Norte do Paraná (Unopar) e Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (Ceulji/Ulbra)”, sublinha o coordenador geral dos Joer, professor Ítalo Aguiar.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS