FUTEBOL RICO
Existe na cultura do esporte brasileiro, futebol, o chamado troca-troca de treinadores. Logo após de três a quatro resultados desfavoráveis, os dirigentes apelam pela mudança do comando técnico, como forma de dar satisfação às exigentes torcidas. Um ponto chama a atenção: a partir dos clubes da Série "B", a média salarial do treinador é de 40 mil reais. Sem contar, o prejuízo com os auxiliares (técnico e preparadores). Contraponto: Olhando a tabela, Botafogo e São Paulo, líderes da Série "A" são os dois clubes onde os atuais técnicos têm permanecido por mais tempo..
NORTE NA COPA
O Norte brasileiro vai ganhando mais valorização no esporte, graças ao apoio da CBF e esforço dos presidentes de federações. A boa notícia para o Norte é a pré-indicação de duas capitais para sediar a Copa do Mundo de 2014. A nossa vizinha Rio Branco, capital do Acre, e a também histórica Belém do Pará. As cidades nortistas estão entre as 18 capitais candidatas com seus estádios Arena da Floresta (Rio Branco) e Mangueirão (Belém). Não é ainda definitivo, mas já é uma boa notícia.
CANDIDATO
O Brasil é oficialmente candidato a sediar a Copa 2014. O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, entregou a proposta do Brasil para sediar a Copa de 2014 a Joseph Blatter, presidente da Fifa. O evento foi realizado na manhã desta terça-feira na sede da Fifa em Zurique, na Suíça. Entre os documentos já entregues à Fifa, a Declaração Governamental, assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e 11 Garantias Governamentais, fornecidas por seus ministros.
CIDADAES
Vejamos agora a lista das 18 cidades já pré-candidatas a sediar as partidas do Mundial: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo foram as escolhidas, além de Recife e Olinda, que terão candidatura única. Um detalhe importante: Das 18 cidades, de 10 a 12 serão escolhidas até julho de 2008 para serem as sedes definitivas. Vamos continuar torcendo para que Rio Branco e Belém estejam na nova relação, entre as 12.
R Á P I D A S
Outros estados passaram a copiar a marca "Arena" para dar nome a estádios de futebol. O pioneiro foi o Estado do Acre, com a Arena da Floresta. Agora, vão surgir a Arena Zagallo, em Maceió (Alagoas); Arena Recife-Olinda, em Pernambuco; e a Arena da Bahia, em Salvador. Eles, juntamente com o estádio Reis Magos, em Natal, serão construídos justamente para a Copa do Mundo de 2014 *** Para Ricardo Teixeira, o Brasil tem condições totais de receber a Copa de 2014. "O Brasil coloca-se à disposição para escrever um novo e inesquecível capítulo na história das Copas. O país dispõe de todas as condições, em termos de infra-estrutura, de tecnologia e de capacitação humana, e irá se superar em tudo o que for preciso para realizar uma Copa do mais alto nível", garantiu o dirigente.*** No entanto, o presidente da Fifa fez questão de lembrar que o País ainda não garantiu a Copa. Mas que está com mais de meio caminho andado, disso temos certeza *** Até 2014 há muito tempo para se cuidar. Há uma grande aposta do crescimento do Norte, principalmente com as perspectivas de construção de duas hidrelétricas, em Porto Velho, caminho natural para o Acre. Todo o planejamento e estimativas de crescimento estão contidos num caderno especial do Governo do Acre entregue ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira e, por via oblíqua ao presidente da Fifa *** Os políticos do Acre também acompanham com grande interesse a iminente perspectiva de o Estado vir a ser indicado como sede. Seria realmente um passo e tanto para o desenvolvimento a mais, não só no esporte, mas o lado social da região mais esquecida*** A coluna é publicada simultaneamente no www.oesporteaovivo.com