SÉRIE "B" EMPOLGA
Num rápido balanço do Campeonato Brasileiro da Série B nota-se que após as duas primeiras rodadas, em 20 partidas disputadas, há equilíbrio. Foram marcados 71 gols com uma excelente média de 3,55 por jogo. Somente o Fortaleza venceu os dois jogos e é o líder isolado. Em apenas 3 jogos houve vitórias dos visitantes, mostrando o quanto é difícil obter três pontos fora de casa. E das três vitórias, duas foram na primeira rodada, uma do Ceará, diante do Ituano e a outra do CRB sobre o Santo André. Na segunda rodada, só uma vitória fora de casa: Fortaleza venceu o CRB, por 2x1.
DISTÂNCIA
Essa do Santos em dar prioridade à Taça Libertadores e deixar o Campeonato Brasileiro como segundo plano, está se tornando uma aposta arriscada. O time conheceu sua segunda derrota no Brasileirão, e merecida, desta vez para o América de Natal por 3 a 2, em plena Vila Belmiro, e caminha na marca do zero após duas rodadas. Ainda é cedo e há muito tempo para se recuperar. Porém, não esquecer que o Brasileiro é muito nivelado e, dependendo da distância que o Santos vá ficando dos demais, depois vai ficar difícil recuperar. O campeonato, afinal, é por pontos corridos.
ARTILHEIRO 3
Três é a camisa dele, e três é o número de gols marcados pelo zagueiro Edson Borges, de apenas 22 anos. O jogador do América viveu seu dia de estrela no último sábado, quando marcou os três gols do América na espetacular vitória por 3 a 2 sobre o Santos, em plena Vila Belmiro. Merecia uma placa. Essa marca rara vai ficar registrada na carreira do jogador que foi revelado pelo Iraty do Paraná e acabou chegando ao time do Rio Grande do Norte. Após a partida, em entrevista nos vestiários, o jogador não considerou o resultado uma surpresa, como alguns esperavam e disse que os potiguares não estão para brincadeira no Brasileirão.
SEM COMPARAÇÃO
O bafafá do momento é sobre os discutíveis mil gols de Romário. Há dúvida em relação à veracidade da contagem pessoal. A Fifa, a revista Placar e outros segmentos sérios do futebol contestam. Faltam 282. Em fim de carreira, o jogador do Vasco não perde a pose, arrogância e nem a soberba e diz que não surgirá atacante igual a ele. Realmente, concordamos. E não dá para fazer comparações entre Romário e Pelé, autor de mais de 1,2 mil gols. Enquanto o Rei tinha, em 1969, apenas 29 anos quando marcou seu milésimo gol, a carreira do "vascaino" foi retardada artificialmente, e muitas partidas organizadas por amigos e por Eurico Miranda, sob medida, para que ele alcançasse o objetivo. Pelé, este sim, foi craque que tanto fazia gols espetaculares e também construía jogada de gols para os companheiros.
### R Á P I D A S ###
Repórter fanático da imprensa esportiva paulista escreveu a seguinte bobagem: "Santos permite vitória do América". O título transmite o querer tapar o sol com a peneira e esconder a derrota santista a todo custo. Não deixa de ser um bairrismo sem precedentes e até uma forma de tentar desvalorizar o futebol nordestino. Reconhecer o futebol paulista forte é dever de quem conhece, porém sem desconsiderar a grande evolução de clubes do Nordeste. ### Na última rodada dos Campeonatos Brasileiros aconteceram outras vitórias importantes de clubes do Nordeste, tanto na Série B quanto na Série A. O Santa Cruz enfiou 3x0 no Barueri; o Remo venceu o Ipatinga por 1x0, e o Náutico derrotou o forte São Paulo, por 1x0 ### Voltando à Série B, o campeonato aponta o nível das equipes e apenas cinco clubes estão invictos depois de apenas duas rodadas: além do Fortaleza (líder), Ceará, Ponte Preta, Criciúma e Marília. E apenas quatro equipes ainda não venceram: São três paulistas e um candango: Ituano, Paulista de Jundiaí e Santo André; e o Brasiliense. Entretanto, apenas Ituano e Criciúma perderem os dois jogos.### Quer dizer então que o Santa Cruz encontrou um caminho fácil e barato para reforçar o time na Série B !!?? - Depois de levar Miro Bahia e César Baiano, o clube acaba de contratar o zagueiro Dudu, o terceiro da Ulbra de Rondônia a mudar de ares e baixar no estádio do Arruda### Há outros grandes valores na região Norte (Rondônia, Amapá, Acre, Tocantins etc) que clubes grandes e intermediários poderiam aproveitar por custo baixo. Melhor que gastar fortunas com jogadores rodados e que já não rendem o esperado ###A Federação de Futebol marcou as datas da decisão do Campeonato Rondoniense, nos dias 27 de maio e 3 de junho, dois próximos domingos. O primeiro jogo em Jaru e o último jogo em Ji-Paraná###A Associação Desportiva Jaruense, mais nova filiada a disputar o Campeonato Estadual de Rondônia da Primeira Divisão, já garantida na Série C, que começa em julho. A luta agora é para ficar com o titulo estadual e representar o Estado na Copa do Brasil de 2008.
Coluna é publicada simultaneamente no www.oesporteaovivo.com