Confira a coluna
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
NATAL MAIS FELIZ
O Papai Noel dos Correios 2019, a boa iniciativa que começou com os carteiros e não no alto escalão da empresa, começa nesta segunda (04). Para adotar cartinha e fazer uma criança feliz, basta entrar no site da estatal.
AGROINDUSTRIA
Nesta segunda-feira (4), das 7h às 17h, no estacionamento do Palácio Rio Madeira, rua Pio XII, 373, o Governo de Rondônia realiza uma exposição de agroindústria familiar com o propósito de fomentar a economia dos pequenos produtores.
SAÚDE
Nesta segunda-feira (04) tem audiência pública na Assembleia Legislativa de Rondônia para discutir a construção de um novo Pronto Socorro de Urgência em Porto Velho.
REVOLTADO
O deputado federal Mauro Nazif, participou de audiência pública na quarta (30), na Comissão de Minas e Energia, da Câmara dos Deputados em Brasília. O tema da reunião: o golpe da taxação da produção de energia solar fotovoltaica e geração distribuída. Com ânimos acirrados Nazif questionou o que o governo vem fazendo no setor: “O governo federal esses dias anunciou inúmeras empresas para privatização. Uma delas, a Eletrobras, teve um aumento repentino de suas ações com o anúncio da taxação da energia solar. Então só com o anúncio já deu para ver a quem interessa isso, as empresas e ao governo, só não interessa a população”, disse Nazif, dirigindo- se ao Diretor Rodrigo Limp, representante da Aneel, na audiência.
GUERRA CIVIL
A situação vivida pela Bolívia tende a piorar a cada dia. Inconformada com possibilidade de fraude nas eleições que reelegeram Evo Morales para o 4° mandato na presidência do País a população foi para as ruas. Cidades estão sitiadas, bancos, aeroportos, supermercados, todos fechados, grupos violentos de centenas de militantes estão invadindo bairros e atacando moradores. Centenas de estudantes universitários brasileiros que residem na Bolívia estão apavorados e querendo sair do país.
APROVADO
Foi aprovado por unanimidade na Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados, Projeto de autoria da deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO), que suspende a exigência de que as autoescolas possuam, no mínimo, dois veículos automotores de duas rodas e dois veículos automotores de quatro rodas, para serem credenciadas ao trabalho.
TEXTO ORIGINAL
Conforme a Resolução 358/10, as empresas que formam condutores para a categoria B (automóveis e caminhonetes) devem possuir, pelo menos, dois veículos com câmbio mecânico e no máximo oito anos de fabricação. Para a categoria C (caminhão), a exigência é de um veículo de carga com Peso Bruto Total (combinação entre o peso do veículo e da carga) mínimo de 6 toneladas e no máximo 15 anos de fabricação.
INVIÁVEL
Para Jaqueline Cassol a exigência do Contran não está alinhada com a realidade econômica dos pequenos municípios brasileiros: “Se cobra um investimento desproporcional ao volume de alunos que serão atendidos por essas autoescolas. Queremos viabilizar o surgimento de novos centros de formação, ampliar o direito de dirigir do cidadão e, principalmente, criar emprego, gerar renda e oportunidade para os brasileiros, e claro, para os municípios rondonienses”, explicou a deputada.
TRAMITAÇÃO
O projeto foi aprovando pela Comissão de Viação e Transportes. Agora será encaminhado para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário da Câmara.
MÁQUINAS
Nesta segunda-feira (4), às 15h, no estacionamento do Palácio Rio Madeira, o Governo de Rondônia realiza a entrega de 321 máquinas e equipamentos do programa Calha Norte (PCN), do Ministério da Defesa para fortalecer as administrações municipais com equipamentos que fomentem o setor produtivo. A solenidade contará com a presença do Ministro da Defesa, Gen. Fernando de Azevedo, e o Diretor do Projeto Calha Norte Gen. Ubiratan Poty.
VILHENA NA SEMIFINAL
A estudante Júlia Silva Jovino, de 10 anos, se classificou para a semifinal da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa. A poesia intitulada “Portal da Amazônia” venceu as etapas municipal e estadual. Agora ela segue para São Paulo para participar da semifinal, de 4 a 6 de novembro. O tema deste ano foi “o lugar onde vivo”. Júlia é aluna do 5° ano da Escola Municipal Ângelo Mariano, em Vilhena.
SATÉLITE E CIA AJUDARAM
Satélites norte-americanos sobre o Atlântico ajudaram autoridades brasileiras a identificar o navio petroleiro grego que inundou o mar de petróleo, poluindo a costa brasileira. A CIA, agência central de inteligência dos Estados Unidos, que monitora o bloqueio econômico à ditadura da Venezuela, também foi acionada pelo presidente Donald Trump, em atenção ao amigo Jair Bolsonaro, para ajudar na busca.
OPERAÇÕES MILITARES
São de natureza estratégica (militar) e meteorológicos os satélites que auxiliaram o Brasil a identificar o petroleiro grego Boubloulina. Para fornecer rotas de petroleiros satélites americanos continuam a “refinar” imagens captadas entre julho e setembro.
ARRESTO
De acordo com as leis brasileiras e internacionais, basta o Tribunal Marítimo, com sede no Rio de Janeiro, decretar o arresto do navio Bouboulina, da empresa grega Delta Tankers, que segundo a Polícia Federal é responsável pelo derramamento do óleo que se espalhou pelo litoral brasileiro, que a decisão será cumprida em qualquer porto ou país em que atracar. O navio está novamente perto da África do Sul.
SANSÕES
Cabe ao Tribunal Marítimo do Brasil julgar os acidentes e fatos da navegação e pode também aplicar penas como multas e arresto. O presidente do Tribunal Marítimo é o Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, da Marinha brasileira.
PÉSSIMO DESEMPENHO
A Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) divulgou estudo avaliando o desempenho econômico de 5.337 cidades brasileiras. A conclusão é que 73,9% desses municípios estão em situação fiscal difícil ou crítica. São 3.944 cidades nesta condição, incluindo nove capitais; Florianópolis, Maceió, Belém, Campo Grande, Natal, Cuiabá, Rio de Janeiro, São Luís e PORTO VELHO.
Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!