Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Festival de Cinema de Rondônia - CINE RO se consolida como vitrine do audiovisual no estado e celebra um marco importante: 1.723 obras inscritas em sua terceira edição, número que estabelece um novo recorde e mantém a crescente trajetória do evento desde sua criação.
O festival, que se consolida como espaço de valorização e difusão do cinema independente, superou os números das edições anteriores (1.416 em 2023 e 1.701 em 2024) e recebeu produções de diversas partes do Brasil e do mundo. Entre as inscrições estão 1.516 curtas-metragens, 112 longas-metragens e 95 videoclipes musicais, reafirmando o compromisso do CINE RO com a diversidade de formatos e narrativas.
“Esses números mostram que o festival já ultrapassou as fronteiras da região Norte. O CINE RO hoje é um espaço de projeção nacional e internacional para quem está produzindo audiovisual fora dos grandes centros”, afirma Édier William, diretor do festival.
As inscrições de filmes brasileiros somaram 1.494 obras, enquanto de 44 países estrangeiros, reforçando a potência nacional e o alcance global do festival. A Amazônia está presente com 84 produções inscritas, sendo que são 14 de Rondônia, estado que sedia o evento. Já os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais foram os que mais enviaram obras, respondendo por mais de 700 inscrições, quase 50% das inscrições nacionais.
Para a próxima edição, a organização já anuncia novidades: a inclusão da categoria média-metragem, formato que tem uma produção significativa mas ainda encontra pouca visibilidade nos circuitos tradicionais de festivais.
“Há um volume significativo de produções de média-metragem no Brasil, especialmente vindas de produtoras e coletivos independentes. Vamos abrir espaço para elas”, completa Édier William.
A terceira edição do CINE RO é realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital 06/2024/SEJUCEL/SIEC, com produção da Zenital Produções, realização Sejucel, Ministério da Cultura e Governo Federal.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!