'AMAZÔNIA EM NÓS': Álbum celebra cultura amazônica com rica diversidade de ritmos

Amazônia em Nós é uma imersão sensorial na alma amazônida

'AMAZÔNIA EM NÓS': Álbum celebra cultura amazônica com rica diversidade de ritmos

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O álbum "Amazônia em Nós" é uma verdadeira celebração à cultura amazônica, que une participações de consagrados nomes da MPB como Jane Duboc, Biafra, Claudio Nucci, Saulo Laranjeira, Patrícia Bastos, Sérgio Espíndola e Tuia, em duetos com o cantor Sandro Bacelar. Cantando a vida, os mitos e os costumes da região em composições de também renomados artistas como Nilson Chaves, Binho, Sérgio Espíndola e ele próprio, o álbum representa os estados de Rondônia, Pará, Amapá, Amazonas e Mato Grosso do Sul. 
 
 
O álbum abre com "Aguapé Açu", que fala da lenda da Vitória Régia, uma composição de Sandro Bacelar e do poeta rondonense Binho, com a participação especial de Márcia Siqueira, levantadora de toadas do boi Garantido. A faixa seguinte é uma regravação da clássica "Olho de Boto" do paraense Nilson Chaves, que conta com a voz do expoente cantor de Rock Rural, Tuia, nos versos que cantam os amores vividos nas barrancas dos rios.
 
Uma trinca de poetas (Bado, Danin e Binho) escreveu "O Rio que Desce Madeira", um relato sobre a vida no rio Madeira, com a participação de Claudio Nucci, cuja bela voz enriquece a canção com vocais refinados. Lendas e mitos da floresta são cantados na toada de boi "Urutau, Mãe da Lua", com Saulo Laranjeira dando a dramaticidade que a música requer.
 
A voz doce e encantadora da amapaense Patrícia Bastos ilustra "Apibi Zoró", uma canção de amor e protesto dos povos originários. O single do álbum, "Yanomami", interpretado por Jane Duboc, expõe a perversidade dos colonizadores e o aculturamento sofrido pelos Yanomami até os dias atuais. Sérgio Espíndola contribui com sua canção "O Plantador", que versa sobre a vida e o renascer da natureza através do reflorestamento natural.
 
Encerrando o álbum, "Pérola Azulada", dos poetas amapaenses Zé Miguel e Joãozinho Gomes, metaforiza o planeta como uma "conta" que compõe o colar de "Deus", interpretada pelo inigualável Biafra, cuja voz dá à música refinamento e força. 
 
 
Com oito faixas, o álbum traz uma rica diversidade de ritmos que dialogam diretamente com a poesia sobre a Amazônia. Os arranjos, assinados por Ronald Vasconcellos, Sérgio Espíndola e Chico Chagas, dão uma tônica plural ao resultado sonoro, utilizando elementos acústicos e sons da floresta. A produção é de Lenir Boldrin para o selo Kuarup, e a identidade visual foi criada por Marcus Matos e Geraldo Cruz, reforçando o conceito artístico do projeto.
 
Mais do que um simples álbum musical, Amazônia em Nós é uma imersão sensorial na alma amazônida, trazendo à tona a beleza e a importância de se preservar essa região única, ao mesmo tempo em que proporciona ao ouvinte uma agradável jornada pelas poesias e vivências amazônicas, sem esquecer sua mensagem de alerta para a preservação da floresta e dos povos que nela habitam.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Como você acha que será a gestão de Léo Moraes com uma Câmara de Vereadores de ‘oposição’?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS