Organizada pelo professor Patric de Carvalho, os participantes aprendem também sobre história
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Patric de Carvalho é professor de Conhecimentos Regionais para concursos públicos. O objetivo da ação, segundo ele, é explicar o que foi o empreendimento da Madeira-Mamoré e a influência norte-americana no surgimento da cidade de Porto Velho, bem como o que foi o processo de desativação da empresa. O evento ocorreu neste domingo,20, e está em sua 5ª edição.
Professor Patric explica sobre a Madeira-Mamoré aos participantes da trilha
O percurso, geralmente, tem como ponto de partida a Prefeitura de Porto Velho até a estação de captação da Caerd, passando pela Vila da Candelária. Porém, devido as condições climáticas atualmente em Porto Velho, o percurso foi reduzido, saindo da Vila da Candelária até o Cemitério que recebe o mesmo nome da vila.
Ao falar da Madeira-Mamoré ele afirma que as condições desse patrimônio histórico, no geral, estão péssimas, “exceto a área dos galpões da ferrovia, que foram restaurados”.
Ainda de acordo com ele, os trilhos e o Cemitério da Candelária estão muito aquém de uma revitalização efetiva. “Para se ter uma ideia, no Cemitério da Candelária, pouquíssimas sepulturas ainda estão visíveis. Os demais túmulos já foram encobertos pela selva”.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!