MINC: Plataforma oferece gratuitamente curtas infantis de países do Mercosul

O canal tem versões acessíveis para pessoas com deficiências auditiva e visual

MINC: Plataforma oferece gratuitamente curtas infantis de países do Mercosul

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ciclo Curtas Infantis do Mercado Comum do Sul, no site Mercosul Audiovisual oferece, gratuitamente, inúmeros filmes curtas-metragens do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai para a criançada refletir sobre temas como paz e respeito ao meio ambiente.

 

A plataforma gratuita é resultado de esforços da Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (Recam), presidida a partir deste semestre pela secretária de Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), Joelma Gonzaga - já que o Brasil está à frente do Mercosul Cultural mete segundo semestre de 2023.

 

Teo, o menino azul

 

Integrante do acervo voltado aos pequenos e adaptado de livro para curta-metragem, a história de “Teo, o menino azul”, do escritor Paulo Riani Costa, foi considerada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como uma obra que “representa um passo à frente na consolidação da Cultura de Paz no Brasil”, no ano 2000. Agora, na plataforma, ganha espaço de influência positiva para meninos e meninas da Argentina, Paraguai e Uruguai, países que, junto ao Brasil, integram o Mercosul.

 

“Estamos felizes por termos sido selecionados, pois isso ajuda na distribuição do filme e até com apoio em uma legendagem descritiva que a plataforma oferece para o nosso filme”, celebra o diretor do curta, Hygor Amorim, formado em Audiovisual pelo curso de Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

 

O autor da história lembra que o livro foi lançado em 1991, na Bienal do Rio de Janeiro. A adaptação para as telas, conta o escritor, tem sido recebida “com entusiasmo pelos públicos infantil e adulto, afinal, a paz mundial é urgente para toda humanidade”. Em defesa de seus ideais, ele diz: “A única forma de buscar a paz e a preservação do meio ambiente é tocando os corações das pessoas.”

 

Catálogo

 

Além da natureza e do meio ambiente, a relação entre irmãos e o cotidiano de artistas de rua também são temas explorados.

 

"El árbol ya fue plantado" (Argentina, 2020), de Irene Blei, e "El chico león y la chica lechuza" (Brasil, 2017), de Renan Montenegro, tratam da relação entre homem e natureza. Já "4 bilhões de infinitos" (Brasil, 2020), de Marco Antonio Pereira, e "Sotavento" (Venezuela, 2022), de Marco Salaverría Hernández, contam histórias de irmãos. "O Malabarista" (Brasil, 2018), de Iuri Moreno, por sua vez, retrata a vida de artistas de rua. Com acessibilidade em espanhol, temos o brasileiro "Me llamo Maalum", de Luísa Copetti.

 

Acessibilidade

 

A plataforma ganhou duas novas versões com audiodescrição e legendas para deficientes visuais e auditivos, em Guarani. As obras são "Clara de Huevo", de Sol Infante Zamudio e Andrea Treszczan Azar, do Paraguai, e "Esta lana es mía", de Duilio Gatti, do Uruguai.

 

As duas animações já estavam disponíveis com acessibilidade em espanhol e português. Com as novas versões, todos os curtas-metragens do ciclo agora contam com acessibilidade em Guarani, um dos idiomas oficiais do Mercosul.

 

A inclusão de audiodescrição é um marco importante para a região, já que amplia o alcance dos conteúdos. 

 

Autor: MinC

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS