ARL: Presidente realiza eventos para promover instituição junto à sociedade

Academia Rondoniense de Letras, Ciência e Artes (ARL) é composta por literatos, escritores, poetas, cientistas, pesquisadores, artistas visuais e músicos

ARL: Presidente realiza eventos para promover instituição junto à sociedade

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A gaúcha de Novo Hamburgo, mas rondoniense de coração, Angella Schilling, formada na Faculdade de Belas Artes ( Feevale), assumiu a Academia Rondoniense de Letras, Ciência e Artes (ARL) em 2022 com a meta de promover os trabalhos dos membros dessa instituição, seja por meio da realização de eventos ou de divulgação na mídia. Seu mandato encerra em 2024.

 

A professora Angella, como é conhecida, explica que a ARL é mais abrangente que a dos outros estados. Isto porque é composta por literatos, escritores, poetas, cientistas, pesquisadores, artistas visuais e músicos. No momento, são 32 acadêmicos efetivos. Os demais são honorários.


De acordo com ela, no dia 28 de outubro, às 19 horas, terá solenidade de efetivação de sete acadêmicos honorários no Teatro Guaporé e, em breve, haverá o lançamento da revista Karipuna Kult 3, o seminário dos 120 anos do Tratado de Petrópolis, assim como o lançamento de diversos livros de confrades da Academia.


.
Saiba mais sobre Angella Schilling

 

Ela foi membro fundadora da ARL em 2016, além de participar do livro de Coletâneas da Academia “Prisma Singulares”, da editora temática.


Realizou 30 exposições individuais em diversos estados brasileiros, participou em mais de 100 exposições coletivas em vários estados do país; mais de 37 Salões de Arte no Brasil, destacando-se com prêmios de aquisição, primeiros lugares, menções especiais, de aquisição entre outros.

 

No exterior, teve participação em coletivas, salões e bienais nos Estados Unidos (Los Angeles, Maryland, New York, New Jersey), Chile, Japão, Coréia, China, Alemanha, Cuba, Espanha, México, Venezuela, Uruguay, România, Irlanda do Norte e Itália.

 

Possui trabalhos em acervos brasileiros do Museu Nacional de Belas Artes, Fundação da Biblioteca Nacional, MAM do Rio de Janeiro, Coleção Leonardo Amarante do Rio de Janeiro, diversas Galerias de Arte no Rio de Janeiro; Centro Cultural de Novo Hamburgo, Patrimônio da Fundação Municipal de Cultura de Pelotas, Museu da Gravura de Bagé, Pinacoteca Ênio Pinalli em Montenegro no Rio Grande do Sul, Espaço Cultural São Francisco, Teresina, Piauí; Clube da Gravura da Paraíba, João Pessoa, Paraíba; Acervo OLHO LATINO em Atibaia, São Paulo; Acervo da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles em Porto Velho, Rondônia.

 

Em acervos internacionais, tem trabalho exposto no Museu de Arte Moderna de Assunção, Paraguai; Museo del Grabado no Castello dei Paleologi de Acqui Terme, Ovada, Itália; Museo Nacional del Grabado, Fundación Lolita Rubial, Colección de Gráfica internacional contemporânea. Dirección: Dr. Gustavo Guadalupe, Minas, Uruguay – América del Sur; Sakima Art Museum, Okinawa Prefecture, Tokyo, Japan; Florean Museum em Baia Mare, Maramiures, Romênia; Colección de Arte Caixanova, Fondo de Arte CAIXANOVA, Ourense, Espanã...

 


 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS