O autor dessa obra de arte é Viktor Navorsky, designer gráfico e publicitário por formação. A revisão histórica é do professor Alex Palitot.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com uma abordagem lúdica e informal, o livro “Estação 367 - Histórias e Relatos da Ferrovia Madeira-Mamoré”, ricamente ilustrado em suas 136 páginas, é um deleite para os amantes da história da ferrovia. O autor dessa obra de arte é Viktor Navorsky, designer gráfico e publicitário por formação. O livro será lançado em formato impresso e também digital no dia 01 de agosto. A revisão histórica, assim como o prefácio, é do Professor Alex Palitot. Veja mais imagens no final da página.
O trabalho do publicitário compreende os 40 anos de construção da Ferrovia Madeira-Mamoré. Além das imagens, tem o resgate de testemunhos, trechos de livros escritos por sobreviventes, engenheiros, escriturários e outras pessoas que de alguma forma participaram desse processo. “Nós recontamos essa história sob a perspectiva desses pioneiros, narrada diretamente por eles”, afirma Navorsky.
As representações são um viço diante das fotos desbotadas que costumam ser publicadas e do estado de abandono da ferrovia construída entre 1872 e 1912..
Para enriquecer a experiência e torná-la ainda mais épica, a obra foi ilustrada com artes geradas por inteligência artificial. São reconstruções livres, do que poderia ter existido ou do que existia naquele período. Reconstruções faciais de trabalhadores típicos da época, reimaginações de estações, ferrovias e paisagens bucólicas , em cores e ilustradas.
O autor do livro, publicitário Viktor Navorsky
O leitor encontrará ainda capítulos dedicado a reconstituição dos fatos, com os porquês dessa obra, bem como reconstrução de documentos como mapas, recortes de jornais, entre outros itens resgatados e esquecidos da nossa história.
“O livro é uma celebração da nossa história, reescrita com uma nova roupagem moderna e orientado para as novas gerações, que perderam o hábito da leitura ou o interesse pelas nossas raízes”, destaca o autor.
Sobre o autor
A história fabulosa da Madeira-Mamoré sempre intrigou o goiano Viktor, 35 anos. Ele chegou a Rondônia aos 2 anos de idade. Viveu a infância em Guajará e, aos 17, veio morar em Porto Velho.
Apaixonado por artes em geral, o autor diz que a motivação para produzir as fotos — foram necessários mais de 200 testes até chegar às 16 obras publicadas — é manter viva a memória afetiva do maior símbolo histórico da região. “Eu me graduei aqui e tudo que tenho e conquistei foi germinado desta terra. Sou um “beradeiro” de coração”, conta, com orgulho, sobre sua condição de rondoniense.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!