Rondônia está entre os 17 espetáculos selecionados de todo o Brasil
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O espetáculo "A muy lamentável e cruel história de Píramo e Tisbe", do Teatro Ruante, de Porto Velho, Rondônia, está entre os 17 selecionados de todo o Brasil para compor a programação do "Amazônia Encena na Rua, edição especial no Pará".
Em formato presencial, a programação será realizada de 05 a 30 de junho, sendo que a programação oficial será realizada de 05 a 12 de junho, em Belém. De 15 a 25 de junho haverá circulação pelo interior do estado passando pelas cidades de Marabá, Parauapebas e Xinguara.
Produzido pelo O Imaginario, de Porto Velho, o Amazônia Encena Na Rua é uma festa das artes cênicas de rua e se constitui como uma importante política pública para o fomento da produção e formação de plateia,segundo Chicão Santos, produtor cultural, diretor de teatro e idealizador do evento.
"Consolidado na Amazônica Legal e sucesso na cidade de Porto Velho, o projeto agora amplia sua atuação e apresenta essa edição especial no Pará", destaca.
Patrocínio - Vale
A edição tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, com realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
Sobre o Encena na Rua
O Amazônia Encena Na Rua é um festival de artes integradas que chega a sua 13ª edição visando à valorização e o estímulo à produção das artes cênicas de rua da Amazônia Legal e do Brasil.
O projeto possibilita o intercâmbio de linguagens e troca de experiências de grupos, companhias e artistas da Amazônia e do Brasil.
Dentro da programação há ações formativas que compreendem: oficinas; rodas de conversa e o IV Seminário Amazônico de Teatro de Rua. Tais ações ampliam ainda mais os olhares sobre a arte, o público e a cidade.
O Imaginário
Foi fundado em 2005 com o objetivo de pesquisar e investigar as diversas linguagens artísticas. Em seus trabalhos, discute a relação entre o público, o teatro e a cidade. Realizou projetos com relevância nacional como: Caravanas de Teatro pelo Interior do Mato Grosso, Acre, Rondônia, Roraima, Macapá, Maranhão e Paraíba; circulação por todas as regiões do país em duas edições do Palco Giratório (2010 e 2018); duas edições da Caravana Petrobras de circulação de espetáculos; circulação pelo circuito pelo SESC Amazônia das Artes; produziu Doze Edições do Amazônia Encena na Rua, reunindo grupos de artes públicas da Amazônica e das demais regiões do país.
O Imaginário já foi selecionado em mais de 30 prêmios nacionais, com destaque para (duas edições do “Rumos – Itaú Cultural”, um prêmio de Gestão da Economia Criativa, 07 (sete) prêmios da CAIXA e 14 prêmios da FUNARTE.
Veja os selecionados
Comédia Del' Acre – Cia Visse Versa - Acre;
Se deixar, ela canta! – Companhia Cangapé – Amapá;
Sodade – Panorando Cia e Produtora – Amazonas;
A Carroça é Nossa – Xama Teatro - Maranhão;
Palhaçando - Grupo Tibanaré – Mato Grosso;
A Muy lamentável e cruel história de Píramo e Tisbe – Teatro Ruante - Rondônia;
O cavaleiro perfumado - Grupo Locômbia - Roraima;
As Charlatonas Companhia - Trupe-Açu – Tocantins
Os Cenouras - Valdevinos de Oliveira – Rio de Janeiro;
Tekoha - ritual de vida e morte do deus pequeno - Grupo Teatro Imaginário
Maracangalha - Mato Grosso do Sul;
Magya e Mystério - Grupo Folhas de Papel - Pará;
La Fábula - Cia As Madalenas - Pará;
Sorteio de Contos - Cia Sorteio de Contos - Pará;
Uma Surpresa para Benjamin - Circo Matutagem - Pará;
O Espetáculo de um homem só - Cia de Circo Nós Tanto - Pará;
As Aventuras de Baltazar no Reino dos mamulengos - Mamulengo Sem Fronteiras – Distrito Federal;
Jerônimo Show - Circo Caramba - São Paulo.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!