Raízes Nativa realiza projeto de reflorestamento no Joana d'Arc
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A ONG Raízes Nativa que realiza vários trabalhos de preservação ambiental em diferentes linhas e setor chacareiros de Porto Velho, desempenhou um trabalho no Projeto Joana d’Arc, localizado na Linha do Jatuarana, margem esquerda do Rio Madeira em parceria com a Fundação Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Fundo Amazônia.
A ONG trabalha no reflorestamento de áreas degradáveis e plantação de árvores frutíferas. Inicialmente o projeto tinha um total de duzentas mil mudas e em seguida houve uma reformulação no plano, somou mais cento trinta e três mil e ficou em um total de 333.000 mudas cultivadas.
O projeto no assentamento Joana d'Arc tem como parceiros locais a SEMAGRIC (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), SEMA (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) e CEPLAC (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira). Atualmente existem mais de 30 espécies de árvores no viveiro, entre elas, açaí, andiroba, cacau, goiaba e várias outras. As mudas são entregues a SEMAGRIC e distribuída a famílias afetadas pela enchente do Rio Madeira em 2014. Outras mudas são distribuídas e plantadas na área urbana de Porto Velho.
A terceira fase do viveiro da ONG Raízes Nativa, conta com nove pessoas na equipe que é composta por Biólogos, Engenheiros Florestais, Agrônomos e um economista. A equipe atua no projeto há mais de oito anos. O objetivo do trabalho é gerar renda e continuar recebendo apoio da população e das secretarias. A ONG tem planos para a construção de dois barracões para a agroindústria do babaçu, trabalhando na extração do óleo vegetal.
Sempre ajudando o meio ambiente, a Raízes Nativa fornece mudas pra PREVFOGO no Projeto Joana d'Arc, que faz o reflorestamento de áreas atingidas pelas queimadas, no período de estiagem amazônica.
Para conhecer mais sobre o projeto e a ONG Raízes Nativa ou participar, a sede fica localizada na rua Jamary, 1408, bairro Olaria, zona central da capital. Ou ligue para 69 8457-8222 falar com Elias Correa (Coordenador Geral e Biólogo) ou 69 8404-6767 com Elisabete Rodrigues (Coordenadora Financeira).
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!