O canal TCM (Canal 56/Sky) prossegue com sua programação especial intitulada: “50 Filmes Que Você Deveria Ver Antes de Morrer”, que se encontra em sua segunda edição. São exibidos dois filmes por dia, sempre a partir das 22h00 (horário de Brasília) – aqui em Rondônia, em vista do horário de verão, a programação tem início às 20h00 -. Nessa quinta-feira (03) os filmes são o western clássico “Rio Vermelho” (1948) e o policial que marcou época, “Perseguidor implacável” (1971).
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Após ler as duas críticas de hoje, confira a lista dos filmes que serão exibidos dentro da programação
RIO VERMELHO – Por Marcos Souza
Com certeza um dos cinco melhores westerns de todos os tempos e um dos mais admirados pela crítica européia, até mesmo por ser “Rio Vermelho (Red River/1948) um filme que permite algumas interpretações mais ousadas da sua trama central. Aqui, o ator John Wayne – que se tornou ícone no gênero -, aprofunda a sua maneira de interpretar e foge do estereótipo de mocinho para se entregar a um personagem mais difícil e antipático.
O diretor Howard Hawks, um dos melhores cineastas que Hollywood já teve (pois atacava em todos os gêneros, da comédia ao drama, com grande talento), tem início aqui a sua visão célebre (e minuciosa) do velho oeste americano, que depois se consagraria com outro clássico, “Bravo – Onde começa o inferno” (1959).
Na história um grupo de vaqueiros tem que conduzir um grande rebanho de Rio Bojo a Abilene, onde deverá levar o gado até um mercado. John Wayne é Thomas Dunson, que lidera o grupo, e se mostra um homem ríspido, duro, cruel, que utiliza métodos pouco confiáveis para impor respeito e ordem enquanto perdura o trajeto. Ele vai encontrar resistência no seu filho adotivo, Matthew Garth – Montogmery Clift, numa interpretação contida, mas não menos marcante -, que vai provocar um motim entre os cowboys para tirar o poder de Dunson.
O velho chefe é então largado no meio do deserto apenas com um cavalo e a roupa do corpo. Com muito esforço ele chega até a cidade onde está o comboio, Abilene, e desafia Matthew para um duelo, mas os dois acabam se enfrentando numa luta de socos (numa seqüência notável). Cabe então a mulher que foi salva dos índios anteriormente pelo grupo, conciliar os dois homens.
O filme é muito bem feito, com espetacular fotografia em preto e branco – tem uma incrível seqüência de estouro de boiada -, e mostra com detalhes a vida e o dia-dia dos cowboys, principalmente o ambiente em que vivem, o que permite interpretar inclusive uma conotação gay do personagem de Montgomery Cliff, quando um vaqueiro pede para manusear o seu revolver, admirado com a sua potência e beleza – que dá uma visão mais ampla quando se assiste a dupla de cowboys gay em “O segredo de Brokeback Mountain”, do diretor Ang Lee.
O filme é marcante também por despertar no grande diretor John Ford um interesse maior no talento do seu ator-fetiche, John Wayne. Ford antes via em Wayne como um ator rotineiro e que estava fadado a interpretar apenas mocinhos. A partir de “Rio Vermelho”, Ford conseguiu entregar ao ator papéis mais complexos e notáveis, como o inesquecível Ethan Edwards, da obra-prima “Rastros de ódio” (1956).
PERSEGUIDOR IMPLACÁVEL – Por Humberto Oliveira
Nesta quinta-feira (04), o caro leitor terá a chance de ver ou rever este clássico do cinema policial dos anos 1970 - Perseguidor Implacável - cartaz da sessão “50 Filmes Que Você Deveria Ver Antes de Morrer”. O filme, dirigido e produzido por Don Siegel, que começa com o assassinato de uma jovem durante banho de piscina pelo atirador que se identifica apenas com o nome de “Scorpio”, claramente inspirado no famoso caso do assassino que usava o nome “Zodíaco”. Em seguida entre em cena o policial durão inspetor Harry Callahan, mais conhecido como “Dirty Harry”, que durante as investigações ganha um novo parceiro, a quem aceita relutantemente.
Segue-se então a seqüência onde o diretor mostra do que Harry é capaz. Na verdade nos quatro filmes posteriores da série, a mesma cena é reprisada, mudando apenas o local e o tipo do crime. Neste Perseguidor Implacável, Harry chega a uma lanchonete para almoçar quando percebe que o banco ali perto está sendo assaltado. Então, com sua Magnum 44 em punho, parte para um confronto com os assaltantes, que naturalmente acabam levando a pior.
Ao final do tiroteio, resta apenas um assaltante que está jogado no chão, ferido. Harry se aproxima e diz – Sei o que você está pensando – “Ele disparou seis ou cinco tiros?” – Pra dizer a verdade perdi as contas no calor da emoção, mas sendo a Magnum 44, a arma mais poderosa do mundo, que pode arrancar a sua cabeça, você precisa se perguntar se está com sorte. E então, está vagabundo. Outra frase dita por Harry ao longo dos cinco filmes é – “Faça o meu dia, vagabundo”.
Um franco atirador misterioso mata duas pessoas e passa a exigir que o prefeito pague resgate no valor de cem mil dólares. Caso o dinheiro não seja pago, o criminoso ameaça continuar matando indiscriminadamente se não for levado a sério em suas exigências. No entanto, não importa o que chefe de polícia ou o prefeito recomendem Harry irá detê-lo de um jeito ou de outro. Isso é apenas uma questão de tempo. Claro que a intromissão do policial acaba deixando o psicopata mais irado.
Filmando nas ruas de San Francisco, o diretor Don Siegel fez da cidade uma parte vital de Perseguidor Implacável, prática repetida nas suas quatro seqüências. O original ainda permanece como um dos mais excitantes thrillers policiais já feitos. Siegel faz uma homenagem a Clint Eastwood na sequencia do assalto quando podemos ver que o filme em cartaz no cinema é “Play Misty for-me”, título original do primeiro filme dirigido pelo ator e que conta com Siegel numa ponta.
O ator e diretor Clint Eastwood teve dois grandes mestres – Sérgio Leone e Don Siegel – Com o primeiro, Eastwood ganhou fama ao estrelar faroestes italianos, conhecidos como ”western spaghetti” entre eles o antológico Três homens em conflito. Já Siegel trabalhou com o astro em filmes como Perseguidor Implacável (Dirty Harry, 1971) cujo sucesso de bilheteria renderia mais quatro seqüências que consolidariam o nome de Clint como o eterno policial durão da polícia de São Francisco, Harry Callahan, ou Dirty Harry (Harry, o sujo).
Dirty Harry protagonizou ainda Magnum 44 (Magnum Force, 1973), dirigido por Ted Post, Sem medo da morte (The Enforcer, 1976), com direção de James Fargo. O próprio Clint Eastwood dirigiu em 1983 o quarto filme intitulado Impacto fulminante (Sudden Impact). O ultimo longa ficou a cargo do pouco criativo Buddy Van Horne que cometeu o irregular Dirty Harry na lista negra - (The Dead Pool, 1988), cuja única curiosidade é mostra Jim Carey em início de carreira.
Humberto Oliveira, jornalista e cinéfilo, mantém o blog ALMANAQUE.
PROGRAMAÇÃO:
1. "O expresso de Xangai" (Shanghai Express, 1932) - Segunda (1), 20h
2. "Juventude transviada" (Rebel without a cause, 1956) - Segunda (1), 21h25
3. "Um dia de cão" (Dog day afternoon, 1975) - Terça (2), 20h
4. "Diabo a quatro" (Duck soup, 1933) - Terça (2), 22h10
5. "O show deve continuar" (All that jazz, 1979) - Quarta (3), 20h
6. "O que terá acontecido a Baby Jane?" (What ever happened to Baby Jane?, 1962) - Quarta (3), 22h10
7. "Rio vermelho" (Red river, 1948) - Quinta (4), 20h
8. "Perseguidor implacável" (Dirty Harry, 1971) - Quinta (4), 22h15
9. "O ocaso de uma lenda" (This is Spinal Tap, 1984) - Sexta (5), 20h
10. "Vampiros de almas" (Invasion of the body snatchers, 1956) - Sexta (5), 21h30
11. "O barco – Inferno no mar" (Das boot, 1981) - Sábado (6), 20h
12. "O poderoso chefão" (The godfather, 1972) - Sábado (6), 22h30
13. "Os dez mandamentos" (The ten commandments, 1956) - Domingo (7), 20h
14. "Aventuras de Robin Hood" (Adventures of Robin Hood, 1938) - Domingo (7), 23h45
15. "Matar ou morrer" (High noon, 1952) - Segunda (8), 20h
16. "Confidências à meia-noite" (Pillow talk, 1959) - Segunda (8), 21h30
17. "Todos os homens do presidente" (All the president's men, 1976) - Terça (9), 20h
18. "Grande Hotel" (Grand Hotel, 1932) - Terça (9), 22h25
19. "Pacto de sangue" (Double indemnity, 1944) - Quarta (10), 20h
20. "A princesa e o plebeu"(Roman holiday, 1953) - Quarta (10), 21h55
21. "O enigma do outro mundo" (The thing, 1982) - Quinta (11), 20h
22. "Amargo pesadelo" (Deliverance, 1972) - Quinta (11), 21h55
23. "Agonia e glória" (The big red one, 1980) - Sexta (12), 20h
24. "O iluminado" (The shining, 1980) - Sexta (12), 22h
25. "O bom, o mau e o feio" (The good, the bad & the ugly, 1966) - Sábado (13), 20h
26. "Os doze condenados" (The dirty dozen, 1967) - Sábado (13), 22h50
27. "A marca da maldade" (Touch of evil, 1958) - Domingo (14), 20h
28. "Os pássaros" (The birds, 1963) - Domingo (14), 21h40
29. "A força do destino" (An officer and a gentleman, 1982) - Segunda (15), 20h
30. "Noivo neurótico, noiva nervosa" (Annie Hall, 1977) - Segunda (15), 22h10
31. "Meu amigo Harvey" (Harvey, 1950) - Terça (16), 20h
32. "Um dia em Nova York" (On the town, 1949) - Terça (16), 21h50
33. "A conversação" (The conversation, 1974) - Quarta (17), 20h
34. "Galante e sanguinário" (3:10 to Yuma, 1957) - Quarta (17), 21h55
35. "O terceiro homem" (The third man, 1949) - Quinta (18), 20h
36. "No calor da noite" (In the heat of the night, 1967) - Quinta (18), 21h45
37. "Tootsie" (Tootsie, 1982) - Sexta (19), 20h
38. "Se meu apartamento falasse" (The apartment, 1960) - Sexta (19), 22h
39. "Os irmãos Cara-de-Pau" (The Blues Brothers, 1980) - Sábado (20), 20h
40. "O selvagem" (The wild one, 1954) - Sábado (20), 22h15
41. "Por quem os sinos dobram" (For whom the bell tolls, 1943) - Domingo (21), 20h
42. "O sol é para todos" (To kill a mockingbird, 1962) - Domingo (21), 22h40
43. "Entre dois amores" (Out of Africa, 1985) - Segunda (22), 20h
44. "Cupido é moleque teimoso" (The awful truth, 1937) - Segunda (22), 22h45
45. "O planeta proibido" (Forbidden planet, 1956) - Terça (23), 20h
46. "Dr. Fantástico" (Dr. Strangelove or: How I learned to stop worrying and love the bomb, 1964) - Terça (23), 21h45
47. "A felicidade não se compra" (It's a wonderful life, 1946) - Quarta (24), 20h
48. "A roda da fortuna" (The band wagon, 1953) - Quarta (24), 22h15
49. "Spartacus" (idem, 1960) - Quinta (25), 20h
50. "Frankenstein" (Frankenstein, 1931) - Quinta (25), 23h10