TODOS JUNTOS: Técnica e dedicação dos profissionais são ferramentas no combate à pandemia

Hospitais públicos de Porto Velho vivem um momento especial que une a boa técnica, disponibilidade de recursos humanos, e total dedicação a pacientes suspeitos da Covid-19

TODOS JUNTOS: Técnica e dedicação dos profissionais são ferramentas no combate à pandemia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Hospitais públicos de Porto Velho vivem um momento especial que une a boa técnica, disponibilidade de recursos humanos, e total dedicação a pacientes suspeitos da Covid-19.
 
 
Suas coordenações têm recebido apoio direto do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) e Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).
 
 
A Nota técnica da Agencia Estadual de Vigilância em Saúde orienta medidas de prevenção durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (2019-nCoV).
 
 
Essas medidas são baseadas nas informações atualmente disponíveis e podem ser refinadas e atualizadas à medida que outras forem surgindo. Trata-se de um microrganismo novo no mundo, com poucas evidências sobre ele.
 
 
A atenção no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, o maior da Amazônia, está redobrada no atual período e até o momento não houve necessidade de se interromper serviços tradicionalmente prestados, entre os quais, o neo-natal para mães ali internadas.
 
 
“O HB segue na condição de porta de entrada para as gestantes de Rondônia”, disse na quarta-feira (15) a diretora Raquel Gil. Segundo ela, as enfermarias, a UTI, o Centro-Cirúrgico e outras dependências estão equipadas com aparelhos respiradores, aventais, máscaras, protetor facial, entre outros.
 
 
“Organizamos horários de visita dos pais, o Projeto Mãe Canguru agora tem novos cuidados, distribuímos máscaras, toquinhas e orientamos sempre na higiene das mãos”, ela anunciou.
 
 
A diretora confirmou para esta quinta-feira (16) o funcionamento de dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
 
 
Em geral, mesmo antes de atender um grande número de pessoas com o novo coronavírus, a direção ordenou a emissão de boletins médicos para as famílias de pacientes. Renais crônicos são atendidos normalmente, com as devidas precauções.
 
 
 
COSME E DAMIÃO
 
No Hospital Infantil Cosme e Damião, a prontidão une equipe médica, farmácia e outros setores. O hospital montou tendas na área externa da unidade para fazer a triagem de crianças. Desde segunda-feira, elas passam por ali, e caso tenha sintomas respiratórios, são atendidas na segunda entrada. Após a avaliação, e, desde que apresentem outros sintomas referentes à Covid-19, serão levadas para a ala montada para receber esses pacientes suspeitos ou confirmados, e lá ficarão em observação até a confirmação ou não da doença.
 
RECOMENDAÇÕES DE CONTROLE
 
Ainda não existe vacina para prevenir a infecção por 2019-nCoV, reitera a nota técnica da Agevisa. “A melhor maneira de prevenir esta infecção é adotar ações de prevenção para impedir a propagação desse vírus”, assinala.
 
 
Como medidas de prevenção e controle, a Agência assinala que o serviço de saúde “deve garantir que as políticas e práticas internas minimizem a exposição a patógenos respiratórios, incluindo o novo coronavírus (2019-nCoV)”.
 
 
Desta maneira, as medidas devem ser implementadas antes da chegada do paciente ao serviço de saúde, na chegada, triagem e espera do atendimento e durante toda a assistência prestada.
 
 
No que diz respeito a casos suspeitos ou confirmados e acompanhantes:
 
 
►  Usar máscara cirúrgica;
►  Usar lenços de papel (tosse, espirros, secreção nasal);
► Higienizar frequentemente as mãos com com água e sabonete líquido ou preparação alcoólica;
 
Aos profissionais de saúde:
 
► Higienização frequente das mãos com água e sabonete líquido, ou preparação alcoólica;
► Usar óculos de proteção ou protetor facial, máscara cirúrgica, avental impermeável, e luvas de procedimento.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS