Desse total, 1.350 vagas são para a Polícia Militar
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os editais dos concursos públicos para a área de segurança no estado do Amazonas serão publicados até o fim do mês de outubro. A antecipação do prazo foi anunciada pelo governador Wilson Lima (PSC), na última semana, durante um evento.
“As comissões já foram montadas e estamos na fase final de conclusão para o lançamento dos editais. No final desse mês [setembro], no mais tardar, no início de outubro, a gente lança os editais”, disse.
Em agosto, o chefe do Executivo local afirmou, durante uma transmissão ao vivo em suas redes sociais, que os concursos seriam abertos em novembro, com a expectativa de que as convocações tenham início em 2022.
A declaração foi dada após o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) ter enviado uma recomendação para realização de novos sete editais para diferentes órgãos devido ao déficit no quadro de servidores.
A expectativa é a de que 2.500 oportunidades sejam oferecidas. Desse total, 1.350 vagas são para a Polícia Militar; 453 para o Corpo de Bombeiros; 362 para a Polícia Civil; 210 para o Detran-AM; e 150 vagas para a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Veja a distribuição de cargos e salários:
Polícia Militar
Na oportunidade, Lima ainda disse que, por ano, a Polícia Militar perde 300 agentes. Por esse motivo, a gestão atual deve compensar o déficit causado pelos últimos dez anos sem concursos.
“É importante para repor essas perdas da Polícia Militar. Nós temos uma perda de 300 homens todos os anos, homens que vão para reserva ou que saem da polícia por um motivo ou por outro. Temos essas perdas e elas nunca foram repostas”, revelou.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!