CONQUISTAS: Liniker é a 1ª travesti imortal na Academia Brasileira de Cultura

Artista vai ocupar cadeira 51 na Academia, vaga que pertenceu à cantora Elza Soares

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Representatividade forte e importante! A cantora Liniker, de 28 anos, acaba de ser nomeada como “Imortal” pela Academia Brasileira de Cultura (ABC). A posse aconteceu na última terça-feira, 14, no Rio de Janeiro.
 
Transexual, a cantora tem sido considerada nos últimos anos como uma representação LGBTQIA+ importante na música e teledramaturgia, Super talentosa, a artista comemorou mais essa vitória na carreira com os fãs, pelas das redes sociais.
 
“Eu ainda nem sei o que falar com tamanha honraria que recebo. Assumir esse lugar, a cadeira 51, que foi de Elza Soares nossa eterna voz, no Brasil em que vivemos, com os recortes que perpassam meu corpo, é surreal e gigantesco”, escreveu no Instagram.
 

Artista completa

Reconhecida como um dos maiores talentos da nova geração da música brasileira, Liniker conquistou o Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira no ano passado, tornando-se a primeira pessoa trans a receber o prêmio.
 
A carreira ascendente iniciou em 2015 com o lançamento do EP “Cru”, consolidando-se no cenário artístico com composições e interpretações marcantes nos gêneros soul, samba e black music.
 
Além do prestígio na música, Liniker expandiu a atuação dela para a teledramaturgia, participando de produções renomadas como “3%” na Netflix, “Manhãs de Setembro” na Amazon Prime e contribuições na novela “Cara e Coragem” da Rede Globo.
 

Cadeira 51

A cerimônia de posse está agendada para as 19h e representa não apenas o reconhecimento do talento musical de Liniker, mas também a quebra de barreiras e estigmas em um ambiente tradicionalmente conservador.
 
A artista tomará o assento de número 51, que ficou vago após o falecimento da cantora Elza Soares no ano passado, fortalecendo assim a representatividade e diversidade na Academia.
 
Em meio à expectativa pela cerimônia, Liniker expressou gratidão e celebrou a eleição nas redes sociais, rendendo uma emocionante homenagem a Elza Soares, ressaltando a importância da representatividade e da luta por espaço e reconhecimento no universo artístico.
 
“No meu peito se encontra um certo silêncio preenchido por emoção, por imaginar minha trajetória até aqui, pensando em tudo o que eu já escrevi e ainda escreverei, cantarei, interpretarei, assimilarei e construirei junto à cultura brasileira”, escreveu.
 
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS