Cooperação Brasil e Argentina: conheça o GAÚCHO (Veículo Aerotransportável)

O Gaúcho conta com motor turbo-diesel MWM, 2.8, com cerca de 130 cv, e tração 4×4. A sua capacidade de carga é de 600 kg e pode atingir a velocidade máxima de 120 km/h

Cooperação Brasil e Argentina: conheça o GAÚCHO (Veículo Aerotransportável)

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nas missões das tropas aerotransportadas, é fundamental que os soldados paraquedistas possam contar com veículos para reconhecimento e atuação na área de combate. Com foco nessa necessidade e considerando um tratado de cooperação, os exércitos do Brasil e da Argentina desenvolveram uma “Viatura Leve de Emprego Geral Aerotransportável”, que acabou recebendo o nome de Gaúcho.

Como você poderá ver em detalhes nos vídeos a seguir, trata-se de um veículo militar realmente bastante versátil e robusto. A parte do desenvolvimento mecânico ficou com o Brasil enquanto a Argentina cuidou da estrutura e da fenomenal suspensão independente.

O Gaúcho conta com motor turbo-diesel MWM, 2.8, com cerca de 130 cv, e tração 4×4. A sua capacidade de carga é de 600 kg e pode atingir a velocidade máxima de 120 km/h.

O projeto teve início em 2004 e gradualmente vão sendo incorporadas novas unidades às frotas dos exércitos envolvidos. Como é bastante leve para os padrões militares (na ordem de 1500 kg) e baixos, o Gaúcho pode ser facilmente transportado em aviões (como C130) para ser lançado de paraquedas. A sua construção também permite que esses veículos sejam empilhados.

Ele pode atuar em missões de suprimento, transporte de cargas, evacuação de feridos, lançamento de fios, reconhecimento, comando e controle. Além disso, é possível contar com uma metralhadora calibre 7,62mm, além de kit de blindagem leve.

As suas dimensões são as seguintes: Largura: 2,15 m; Comprimento: 4,15 m; Altura: 1,85 m; Distância entre eixos: 2,80 m; Bitola: 1,83 m; Vão livre: 0,42 m; Ângulo de entrada: 50º; Ângulo de saída: 40º.

Considerando as crises peles quais ainda passam o Brasil e Argentina, vamos aguardar novas informações acerca da continuidade do desenvolvimento do Gaúcho. Agora para conhecê-lo em detalhes, assista aos vídeos a seguir.

 

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS