GRUPOS: Polícia abre inquérito para investigar 15 pessoas por apologia ao nazismo

De acordo com a delegada, cerca de cinco páginas de Facebook são investigadas pela polícia

GRUPOS: Polícia abre inquérito para investigar 15 pessoas por apologia ao nazismo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul instaurou, na última segunda-feira, um inquérito para investigar 15 pessoas suspeitas de apologia ao nazismo. Os crimes, segundo as autoridades, teriam sido cometidos pelas redes sociais em grupos e fóruns fechados. A notícia é do jornal O Globo.
 
— Aparentemente essas pessoas não levantam suspeitas. Algumas, inclusive, são servidoras públicas, algumas sequer se identificam como nazistas. — disse a delegada Andrea Mattos, da Delegacia de Combate à Intolerância, responsável pela condução do caso. 
 
Parte dos investigados seriam ligados a uma banda de rock, que, segundo a polícia, difunde ideias antissemitas, racistas, homofóbicas e misóginas em suas músicas e shows. A identidade dos investigados não foi revelada pelas autoridades para não prejudicar o andamento do inquérito. 
 
A denúncia chegou a Polícia Civil através de um dossiê feito pela equipe do vereador Leonel Radde (PT-RS), eleito este ano para o cargo de deputado estadual. 
 
— É uma banda relativamente conhecida, que já foi investigada. Eles fizeram novos conteúdos e reativaram canais que estavam desativados. — relatou Radde, ressaltando a presença de outro grupo na denúncia, que teria atuação semelhante a de uma gangue. 
 
De acordo com a delegada, cerca de cinco páginas de Facebook são investigadas pela polícia. Grupos no Telegram e no Discord, uma rede voltada para games, também estão no inquérito. Há ainda um fórum na ‘deep web’, como é conhecido o imenso conjunto de páginas na internet que não podem ser acessadas pelos buscadores tradicionais, como o Google. 
 
Segundo Andrea Mattos, um dos investigados é ligado a organização Nova Resistência Brasil. Trata-se de um grupo formado por adeptos do pensamento do filósofo russo Aleksander Dugin, apontado pela imprensa ocidental como um possível ‘guru’ do presidente russo Vladimir Putin. Nas redes, o grupo se descreve como nacional-revolucionário, trabalhista e nacionalista.
 
A Nova Resistência não se manifestou sobre o caso.
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS