A Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam na manhã de sexta-feira, 17, dois fuzis, 14 pistolas, munições e contêineres de madeira com maconha na cidade de Palotina, na região oeste do Paraná.
A investigação teve início a partir de informações levantadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Foz do Iguaçu (PR), com a suspeita de existência de rota de tráfico de armas e drogas visando abastecer a criminalidade organizada que atua no Rio de Janeiro.
A Polícia Federal ainda não pesou a droga, mas acredita que provavelmente se trata da 'maior apreensão de maconha realizada neste ano' no Paraná.
Um dos fuzis apreendidos é de calibre 7.62mm e o outro de calibre 5.56mm. Também foram apreendidos quatro "kits rajada", acessórios capazes de transformar pistolas comuns em armas de fogo automáticas.
A maioria dos itens apreendidos estava escondida em um galpão, na cidade de Palotina, mas a operação conjunta da PF e da PRF cumpriu mandados de busca e apreensão em outros três locais, todos na região oeste do Paraná.
Durante as diligências, um homem e uma mulher foram presos em flagrante e, ao menos três veículos de alto padrão com alerta de roubo foram recuperados: duas caminhonetes e um automóvel. As duas caminhonetes foram roubadas no estado do Rio de Janeiro, reforçando a conexão dos crimes violentos com o tráfico de armas e drogas.
Balanço preliminar da ação conjunta da PF e PRF:
- Sete contêineres de madeira com toneladas de maconha (a ser pesada);
- Um pacote de haxixe;
- Dois fuzis, um deles de calibre 7.62mm e outro, 5.56mm;
- 14 pistolas;
- 4 kits rajada (acessório que transforma pistolas em armas automáticas);
- Duas pessoas presas (um homem e uma mulher);
- Três veículos com alerta de roubo recuperados (duas caminhonetes e um automóvel).