ALERTA: Estudo projeta necessidade de isolamento social por coronavírus até 2022

Análise publicada pela Science Magazine considera diversos cenários de isolamento e imunidade; confira os detalhes

ALERTA: Estudo projeta necessidade de isolamento social por coronavírus até 2022

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 A Science Magazine publicou um estudo sobre quando e como o mundo poderá deixar o isolamento por conta do novo coronavírus (Sars-CoV-2). De acordo com o especialista, Dr. Atila Iamarino, as conclusões são “tensas”.

 

Os seis autores do estudo modelaram como a humanidade desenvolve a imunidade contra o novo coronavírus, causador da Covid-19 . Na falta de intervenções, o vírus pode ser um problema até 2024. “O que aceleraria o processo de uma forma não catastrófica seriam novos tratamentos e ampliação na capacidade de leitos”, afirma Atila Iamarino.

 

Os pesquisadores projetam que, com base nos dados de contágio atuais, o vírus poderia circular livremente a qualquer momento, em qualquer estação do ano. Temperaturas elevadas podem atrapalhar, uma vez que aglomerações e ambientes fechados costumam ser evitados, mas não é o suficiente para ajudar a combater o vírus. “Manaus (AM) é quente e úmida, mas já tem um colapso no sistema de saúde”, explica Iamarino, que fez um estudo de caso sobre os impactos da Covid-19 na Região Norte.

 

Com imunidade permanente, se ninguém contrair o vírus mais de uma vez, os pesquisadores apontam que o novo coronavírus poderia desaparecer em cinco anos. Sem imunidade permanente, não se tem perspectiva de quando o Sars-CoV-2 poderá deixar de existir. “Ainda não sabemos qual é o caso (de recontaminação), e o próprio estudo recomenda testes de imunidade das pessoas para saber melhor”.

 

Em cenários de imunidade protetora, os pesquisadores projetam que a quarentena em países de primeiro mundo - onde há boa capacidade nos leitos de UTI - poderia durar até maio de 2021, com relaxamento gradual até a metade de 2022. A aceleração no processo de relaxamento da quarentena depende diretamente de melhorar a capacidade de hospitais.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS